Louquética
Incontinência verbal
sábado, 11 de abril de 2015
Mulheres ao volante
Viver é teimar contra as tristezas e também ousar. Não sou fã de quem curte o sol grudado na borda da piscina, com seu eterno medo de se afogar. Tenho enfrentado medos que se mostraram realmente imaginários, como o de usar embarcações, tal me foi forçoso fazer quando fui a Morro de São Paulo em janeiro deste ano. Confortável não é, mas não tenho pânico. Avião, também, é inseguro e desconfortável, mas a gente vai e acredita nas estatísticas.
Depois que eu destruí a última pedra do meu muro, tudo mudou. Acabar com certos sentimentos opressores, certos medos, certos complexos ou querelas psíquicas realmente muda nossa vida. Demora, mas muda.
Minha amiga tirou Carteira Nacional de Habilitação. Aguardou os três meses até à vinda de seu carro e, até então, enfrenta as inseguranças comuns ao caso, agravadas pela consciência de que a discriminação por gênero intensifica as dificuldades das mulheres no trânsito.
Não dá para negar: o reforço negativo de culturalmente (na rua, na família, nos espaços virtuais e, simplificando, em toda parte) ouvir depreciações, leva a gente a incorporar e acreditar no que ouve. É assim que se geram os complexos: todo dia a pessoa ouve que é incapaz, ou que nunca será apta a dirigir, que 'mulher no voltante, perigo constate; com outra do lado, perigo dobrado; com outra no fundo, perigo profundo"; que não temos habilidade para estacionar e etc., como não acreditar, mesmo inconscientemente? Em contrapartida, menino brinca com carrinho; o pai procura ensiná-lo desde cedo a dirigir; ele incorpora que o veículo é um acessório para a conquista das mulheres e um meio adicional de incrementar a vida sexual...Logo, tem um machismo que lhe favorece e condições subjetivas que auxiliam seu sucesso.
Falo aqui de linhas gerais, da regra, da maioria. A exceção sempre há, mas como é pequena, não cabe em minha pauta e não estou falando em exceção mesmo!
Leva a sério quem quer, mas é com humor e ironia que vou dar os conselhos abaixo relacionados para as iniciantes no trânsito. O grau de seriedade a que devem estar sujeitas as afirmações variará de acordo com a sagacidade e inteligência de quem se predispuser a interpretar.
1) Uma vez de posse da Permissão para Dirigir, siga os aprendizados da auto-escola, a fim de evitar multas. Logo, não vá com os demais motoristas, achando que o sinal amarelo significa "corra muito antes que fique vermelho".
2) Se o carro estancar, faça o possível para manter a calma. Caso contrário, nunca irá ligar de novo e ainda vai ocorrer de o veículo ficar num estado de convulsão, pois isso se dá por ansiedade, medo de errar e vergonha de ser insultada pelos demais motoristas, sempre prontos a dizer"só podia ser mulher".
3) Para o carro não estancar, lembre-se: a primeira marcha é marcha de saída, de partida. Procure equilibrar a embreagem e o acelerador, condicionando não somente a sincronia dos seus pés nos pedais respectivos, como ouvindo o seu carro. Os barulhos indicam a hora de ir trocando de marcha.
4) Não se desespere se entrar a marcha errada. Muito comum é entrar a quinta por terceira marchas e vice-versa. Truque simples: na maioria dos modelos, a terceira vai estar na posição do seu dedo anular; a quinta vai encaixar se você direcionar para um imaginário 'joelho' do seu carona.
5) Não quer passar aperto em ladeira íngreme? Suba humildemente na primeira ou na segunda marcha. São marchas de força que lhe protegem de infortúnios, inclusive de paradas e estancamentos no meio da ladeira. Agora, se parou, lembre-se: há um freio e há um freio de mão. Dominados, nunca permitirão que você desça ladeira abaixo.
6) Se meteu em encrenca? calma! não leve a sério os insultos. O maior truque de um motorista é a capacidade de xingar. Tenha vidros fumê e xingue mesmo!use seu repertório de palavrões e adquira novos sintagmas;
7) Use a faixa da direita. Quem quiser ultrapassar que se mate e pegue a faixa da esquerda.
8) Com antecedência, trace a sua rota: não deixe para decidir em cima da hora e seja atenta com os piscas sinalizadores de direção.
9) Se meteu e mais confusão e está encrencada ainda mais ou com medo de ultrapassar? Ligue seu pisca-alerta e finja problemas mecânicos com isso. Desta maneira a sua insegurança passará a salvo dos maus e a pessoa atribuirá ao carro o que quer que esteja havendo e não à motorista.
10) Saiba: retrovisores mentem. Há uma discrepância absurda entre a distância provável indicada pelo retrovisor interno e pelos externos. O longe parece perto e vice-versa: aprenda a calcular distâncias. Se estiver difícil, gire o pescoço e vá verificando, até ter certeza da distância e ir se familiarizando com as manhas do carro;
11) Saiba que pneus precisam de reposicionamento periódico, no geral, a cada seis meses; e cambagem, ambos para equacionar o desgaste deles, pois às vezes, a parte do pneu que fica voltada para a parte interna, tende a se desgastar e ficar vulnerável.
12) Calibrar pneus no posto é coisa a ser feita a cada 10 a 20 dias e dá muita diferença no desempenho do carro e no consumo de gasolina;
13) Use reforço psicológico quando tiver com medo de dirigir sozinha: um bichinho de pelúcia, uma oração, um amuleto ou músicas preferidas ajudam; além disso, escolha um 'cheiro' para seu carro e vá aos poucos construindo sua segurança. Dirija por curtas distâncias e vá aumentando gradativamente.
14) O congestionamento te favorece: perde-se tempo e, às vezes, paciência num engarrafamento. Porém, todos estarão dirigindo na primeira e na segunda marcha, o que torna tudo lento e, contraditoriamente, favorável ao aprendiz.
15) Não tenha vergonha de pedir ajuda para estacionar. Na garagem de casa, idem: geralmente têm muitos obstáculos e a noção da dimensão, do tamanho do carro a gente só ganha aos poucos. Ela pode nos enganar. Estacionar demora e, na vida real, nada do que se faz numa prova de DETRAN será aplicado. Cada caso é um caso.
16) Trânsito requer atenção: não caia na tentação do celular, mesmo em Bluetooth. Se está tensa, melhor olhar para frente, que se ganha mais.
17) Vaga boa para estacionar é a que primeiro lhe aparecer, especialmente num shopping. Perder tempo circulando à procura da vaga ideal só vai lhe cansar e detonar sua gasolina. O resto, é apostar na sorte e nem sempre a vaga do sonho estará à sua espera.
18) Não tenha mão de vaca por uns ml a mais de gasolina: está chegando em casa? dê a volta com seu carro no quarteirão, de modo a ir observando se tem gente suspeita na tocaia das ruas. Se houver, não entre em casa, caia fora e dê um tempo ate se sentir segura para voltar.
19) Construa agilidade para sair e para entrar no carro, justamente para não se expor aos riscos.
20) Choveu? a pista está branca? pare humildemente e espere passar. Quem quiser seguir, que se dane. Cuide de si. Anoiteceu?não se iluda: a visibilidade piora muito, particularmente nas BR. Quer evitar problemas? saia muito cedo, tipo seis da manhã. Menos carros na rua, menos gente para azucrinar.
No mais, conseguimos conduzir vidas e carreiras e carro é apenas uma máquina: é preciso dominar sua linguagem, técnica e artimanhas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário