Louquética

Incontinência verbal

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Ah, meu Deus!



Bem, como me assumo espírita, preciso reiterar que aquela base do espiritismo, que prega a fé raciocinada, é o que me faz aderir à doutrina.
Não concebo um Deus burro, incoerente, injusto...Mas também não perco meu tempo para explicar isso às outras pessoas.
Isso de religião e de fé, é coisa muito particular. Cada um que faça a sua viagem. Também o espiritismo prega que o espírita não deve jamais tentar converter ou convencer alguém. Nada de proselitismo. Isso também me agrada.
Para ser espírita é preciso estudar.
Não vemos fantasmas nem cremos em almas penadas, infernos, demônio ou pecado original (aliás, né, minha gente, a vida tem mais é pecado falsificado mesmo!). Tudo tem explicação lógica, se encaminhando pelas leis da Física, da Filosofia, da Química, da Psicologia e da racionalidade.
Há respostas que não temos. Há respostas que a Ciência modificará, dada a transitoriedade de nossa capacidade de apreender o mundos, as leis, Deus...
Fiz esse preâmbulo porque o meu primo Machista júnior agora é protestante da igreja Universal.
Eu dei os parabéns a ele.
Não preciso falar da distância de nossas crenças e dos nossos pareceres, mas fiquei feliz por ele, justamente porque a cada um é dada a escolha de seu caminho.
Uma vez eu disse isso aqui, que sendo eu uma pessoa de poucas invejas, me convenci de que não posso ter nenhuma inveja, porque a vida de cada um, é de cada um. Não há injustiça: é que a vida de Cláudia é a vida de Cláudia, é a realidade dela, a necessidade dela, o mérito ou fardo dela; A vida de Ana, Patrícia, Bárbara, Margaret, é de cada uma e, por conseguinte, é construção e caminho espiritual que segue a tônica do ‘a cada um segundo suas obras’. Não há loteria espiritual...
Isso me sossega.
Decerto, enfrento gente ignorante? Todos os dias. Especialmente os que se julgam pertencer à religião certa, à interpretação bíblica certa, enfim, às ortodoxias...Diante das quais, me inspiro nas lagartixas e somente balanço a cabeça.
Mas, aí está: também vou confessar minha ignorância. Eu não sabia que o Espiritismo distinguia com tanta clareza a natureza dos sonhos, a saber: quando ele é alegoria do inconsciente; quando vem do subconsciente; quando ele tem natureza espiritual em si, metaforizando ou esclarecendo, por exemplo, conteúdos de vidas passadas.
Fiquei ainda mais feliz: não somos simplificados nem mistificadores.
Essa é a minha escolha. Dá vontade de dizer aos outros: "esta é a minha escolha!Favor me deixar em paz como eu vos deixo com suas respectivas escolhas."
Então, gosto desta paz da independência e da liberdade de escolha. Cada um na sua!
Não gasto meu tempo nem minhas palavras para interferir nas escolhas dos outros, nem me valho de argumentos rasos para criar polêmicas. Estar em paz é deixar os outros em paz.
Gosto de ser instada a estudar. Adoro a descoberta: é meu jeito de aumentar a minha paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário