Louquética

Incontinência verbal

domingo, 31 de maio de 2009

Não condenem Vinícius


A beleza interior é fundamental tanto quanto a estética externa.
Há pessoas, contudo, que estão acima destes critérios e conseguem ser lindas porque sensuais. Estas pessoas são um convite e uma promessa de prazer, não nos remetem aos enjôos narcísicos dos convencidos nem aos desencantos de quem só é bonito por dentro.
Millan Kundera, no seu livro de que mais gosto, A insustentável leveza do ser, mostra que a sensualidade é o que nos faz flertar e que o flerte é sempre uma promessa de gozo.
Também seus personagens são sensuais, têm uma carga erótica fantástica e sabem usufruir dos melhores elementos desta dádiva.
Claro, na trama, as coisas ora se confundem, ora se resolvem, mesclando amor, prazer e dor.
Ainda acredito que temos dificuldade em admitir que a beleza nos suborna e que a possibilidade do prazer também o faz.
Estive muito entediada e em processo de distanciamento de Dexter. Não gostei das cobranças...aí, quando ele argumenta fragilmente, quando me dá motivos fluídos, inconsistentes para justificar as atitudes dele, me permito ser subornada pelas prazerosas possibilidades e ofertas que tenho ao estar com ele.
Lembro de Rita Lee cantando: "Vestindo fantasias/tirando a roupa", num sexo que se faz por telepatia. Não é distante da plenitude da corporeidade e da ars erótica de Foucault (História da sexualidade I) e nem sei se isso se entende ou se explica assim, teoricamente.
Mas este é um traço meu: gosto do corpo e da mente. Uma mente inteligente é muito excitante.
Então noto que aprendi a gostar das fantasias dele porque elas começaram a revelar as minhas. Vejo que construimos determinados laços de confiança e que temos curiosidades que são discutidas com respeito e no conforto da cumplicidade.
Sim, sexo é uma arte. A arte erótica é muito maior que os encontros fisicamente vazios, que sexo genital e mecânico e performático e quantitativo (entendam meu excesso de conectivos "e")...
Sexo egoísta é horrível, unilateral. É também mercadológico: moeda de troca para agradar ao outro... Não quero isso nunca mais.
Então, ao contrário do que minha madrasta dizia, sexo a gente não nasce sabendo: é aprendido. E eu não tenho a menor pressa para me formar!
Não condenem Vinícius: beleza, em todas as suas formas, é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário