Louquética

Incontinência verbal

sábado, 30 de maio de 2009

O gosto que se discute


Preconceito é uma coisa que a gente aprende culturalmente.
Quando, finalmente, conseguimos superá-lo, ele deixa suas marcas em nossas falas, em nossos gracejos, em nossas ofensas e, de alguma forma, vindo á tona, nos diz que esteve ali e que deixou resquícios.
Tenho preconceito linguístico.
Não tenho preconceito de pessoa a pessoa: flexionamos mal enquanto falamos, não gosto da política gramatical, não gosto das idiotices de ficar presa às formalidades e acho que nunca discriminaria nenhuma pessoa por conta desses fatores referentes aos desvios da norma padrão de nossa língua.
Entretanto, para namorar, não! Se o sujeito diz "Arrupiado", "percoço", "pobrema", "sastisfeito" ou termos equivalente, meu encanto se quebra.
Se, por outro lado, ele escreve em internetês, suporto, mas não gosto.
Meu outro preconceito se revelou com a experiência: eu nunca percebi que não gostava de namorar rapazes de estatura menor que a minha.
Um dia, fortuitamente, eu estava entrando em minha casa, abrindo o portão, e Cleyton apareceu. Era comecinho da noite. Ele e a noite: combinação perfeita com aquele rosto lindo e seu ar carinhoso.
Bem, lá foi ele me abraçar. O abraço me deu ma sensação de que fui lá em baixo buscá-lo. É, eu desci para ir ao encontro do corpo dele, dos braços dele...então a gente se abraçou e o desnível de nossas alturas se revelou. Sinceramente, me senti abraçando uma criança.
Não gosto de baixinhos para namoro.
Outro preconceito meu afeta minha relação com os gordos.
Deixei Leandro, rompi, ao perceber o que eu tentava não ver: ele estava gordo.
Gordo, rotundo, baleiúdo, com dobras terríveis nos lados do corpo. A barriga era ainda discreta, mas o corpo dele descrevia uma esfera e isso retirou meu encanto por ele.
Pela lei do politicamente correto, isso é preconceito. Por outro lado, julgo ser mera questão de gosto.
Da mesma forma que gosto dos homens brancos e de suas extremidades rosadas, da mesma forma que tenho outras configurações de gosto, creio que isso pode estar também na área das preferências.
Gosto do Patrick Dempsey: a beleza dele está na imperfeição daquele nariz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário