Louquética

Incontinência verbal

terça-feira, 26 de julho de 2016

O fio da questão, a raiz do problema



Vou usar palavras mais exatas que os eufemismos comuns para tratar da obrigatoriedade de seguimento de uma norma e para a perseguição ao comportamento destoante: constrangimento estético. Bullyng não daria conta disso.
Vou escolher um aspecto bastante específico e polêmico: os cabelos das mulheres mais velhas, da faixa a partir dos 50 anos.
No Brasil, cabelo é tabu. Mas geralmente o tabu focalizado é quanto à textura e aparência do cabelo, com louvor aos lisos assim como aos loiros e desprezo ao crespos, encaracolados e outros tipos fora do padrão normativo social.
No tocante ao cabelo das mulheres mais velha, há todo um movimento impetrado por mulheres cabeleireiras para que as primeiras não façam procedimentos químicos, exceto tintura e mantenham, a qualquer custo, o tamanho curto dos cabelos. A desculpa social é que cabelos longos não 'assentam' em mulheres velhas. Para mim, puro constrangimento estético que visa enquadrar as mulheres num padrão.
A verdade, porém, é o velho incômodo: a aparência de juventude que o cabelo longo confere também está associado à ideia de fertilidade. Ora, aos 50 todas estão com o pé na menopausa e, portanto, não deveriam aparentar vitalidade ou despertar aspectos de sensualidade.
Já perdi as contas do que ouço nos salões, nas costas da 'freguesa', é claro. E da última vez eu interferi e questionei tudo isso e mais um pouco. A cabeleireira, que tem 58 anos e cabelos curtos e loiros processados quimicamente na escova progressiva, argumentou que ela fez curso sobre aquilo e que não lembrava o termo específico, mas uma mulher velha ter cabelos longos era querer aparentar aquilo que ela não é. Pior seria se quisesse ter franja, com uma jovialidade reprovável e descabida.
Parei meus argumentos. Não adiantaria clamar contra o machismo.
Lembrei de quando, há cerca de uma década, um cara estava muito interessado em mim, mas desistiu e deixou claro que era um problema com a minha idade, já que eu tinha três anos a mais do que ele.
Lembrei que os homens podem nem ter cabelos e as mulheres são educadas a amar os sinais da velhice deles, a achar lindo o grisalho da experiência, a barriga gorda horrorosa que é passada coo charme de homem de verdade, os pelos brancos do corpo, como se fossem sinais da maturidade, vivência e sabedoria... Já uma mulher, nem pode ter autonomia sobre os próprios cabelos.
Minha tia fica linda de cabelos longos, aos 70 anos. Suzana Vieira também fica linda. Cabelo longo e bem cuidado fica bem na maioria das mulheres.
Não corte seu cabelo porque se sente gorda. Vamos acabar com esse mito: cabelos curtos não emagrecem, nem roupas pretas. O que emagrece é perder peso. O resto, não vale a pena.
Um cabelo longo e brega não contribui para nada, também. Cabelo mal tratado é feio de qualquer jeito.
Não gosto de homens calvos, nem de carecas. Já fiquei com alguns, porque não gostar não quer dizer que eu os elimine, uma vez que eles se compõem de outras coisas também. Mas não são meus preferenciais Eu não deixaria de ficar com alguém com vários fatores interessantes, por causa de um detalhe estético.
Vamos à outra parte dos fatos: lembra aquela velha piada que diz que OLHOS VERDES EM GENTE FEIA É IGUAL A FERIADO EM FIM DE SEMANA:  NÃO SERVE PARA NADA. E assim sendo, funciona da seguinte forma: quem é considerado feio, será feio seja como for. Intervenções estéticas melhoram, mas não resolvem a feiura.
Entretanto, quantos se revoltam porque a mulher usa lentes de contato, faz procedimentos estéticos, usa cílios postiços, coloca silicone nos seios? Se essas pessoas não forem bonitas, nenhum desses detalhes acrescentados vai torná-la bonita. Portanto, a ideia é a mesma: melhora o que há, embeleza mais a quem já tem beleza.
Para feias, feios, bonitos e bonitas (usando termos reais do que falamos em sociedade), independente do politicamente correto da beleza interior, cabe o cuidar melhor de si. Isso implica um auto-amor que supera ideia comum de autoestima, se é que essa última exista para além dos manuais práticos da felicidade instantânea.
Tenha uma pele bonita e saudável, seja higiênico (a), seja dono (a) de seu corpo e faça dos seus cabelos o que você quiser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário