Louquética

Incontinência verbal

terça-feira, 25 de março de 2014

A vida em preto e branco


Tanta coisa gostosa para se experimentar nesta vida, e eu levando tudo a sério.
Fico aqui, responsavelmente, enviando textos em PDF para minhas turmas não se furtarem às leituras, compondo programas de disciplina, planos de ensino, cronograma, pareceres...
Nesta semana, nada de academia de ginástica: só deu a Academia literalmente acadêmica mesmo. Quiçá na sexta-feira, quando eu já estiver em Feira de Santana, meu lar e meu lugar, eu me arraste até à UEFS para ver o Chico César.
Até que minhas sextas não são ruins. Na anterior, fui mesmo ao show de Caetano. Fiquei lá com uma amiga dos tempos do Mestrado. Caetano Veloso continua sendo um show!
Negligenciei umas escritas, os e-mails para uma amiga querida, mas hoje resolvi escrever porque ando com saudades de Tati.
Nesta minha querida Universidade Federal, o cansaço está sempre à minha espera, mas me divirto também.
Nesta segunda-feira, fui convocada num concurso longe, numa cidade turística baiana. Não vou. O porto seguro do emprego certo, efetivo, já não me seduz.
Naqueles idos de 2011 e 2012, sim: eu queria ir a qualquer parte; descolar um emprego besta que me garantisse o pão e ficar a léguas de distância do idiota que eu amava e que me traía com uma manicure gorda e semi-analfabeta,sem atrativos físicos, intelectuais ou morais que me fizesse me conformar com a troca. Troca nem era: ele queria a relação a três, negava o óbvio, tentava me fazer de besta. E fez, porque eu jamais imaginei que ele fosse me trair e me trocar por Aninha.
Naquele tempo eu não tinha carro e minhas amigas não se dispunham a uma investigação à risca. Precisava do carro para seguir, encontrar, ver quem era a outra. Não era outra: era a mesma, a manicure de minha amiga, que me conhecia e tudo mais.
Aquele era um tempo de perdas e mágoas.
Vi o edital. Fiz. Passei em terceiro lugar. Nunca me chamaram.
E lá estando, dancei, conheci gente, encontrei gente, criei coragem para beijar outro cara...Concluí que se fosse para lá, tudo seria diferente.
A fila anda, a catraca gira...Aí foram me chamar agora.
Jogo alto e pago o preço: não vou para lá.
Algo dentro de mim mudou. A gente nunca percebe quando muda: é preciso distância temporal. Nossa face é outra e não é só caso de velhice.
Comemorei silenciosamente, outro dia, as mudanças ocorridas com os amigos. Finalmente, depois de adultos, maduros e independentes, abriram as portas do armários blindados. Tem que ser: assumir sua vida como sua, superar a vergonhar, tomar as rédeas do ser e da vida.
Vi que mudei quando abandonei  pudicícia da fidelidade vigiada. Se por um lado perdi o respeito pelos homens, não seria qualquer homem a merecer minha fidelidade  estima.
Tenho um aluno que é o modelo de homem que eu gosto: educado, elegante, cortês, prestativo, lindo, branquinho, mauricinho, de cabelos lisos e inteligente. Não me desperta, por certo, desejos no nível afetivo ou carnal. Mas é um homem lindo!
Às vezes dá isso - ou seria minha ojeriza em sequer pensar em relacionamentos com alunos? - a pessoa é desejável no sentido da idealização, mas não desperta malícias de outra ordem.
Desde 31 de janeiro minha vida amorosa está sem graça. Sem turbulência também - nem gosto de turbulência... Mas um beijo desestruturador iria bem!Que falta faz uma boa novidade no amor, uma ânsia, uma espera, uma conquista, alguém para quem se arrumar...
Mas ainda assim, a vida é gostosa.
É pesada como um fardo, é cansativa, é difícil, mas é gostosa!Colorida ou em preto e branco, nas nuances mais inesperadas, faço como Caetano e "eu digo que ela é gostosa: tem a noite, tem o dia, a poesia e tem a prosa/ eu digo que ela é gostosa!"

2 comentários:

  1. MARA,

    também já sofri deste mal!

    Hoje passeio entre marolas das ondas na minha deliciosa praia carioca.

    Vai por mim,DESCONECTA!!!

    Um abração carioca e feliz Dia do amigo virtual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo!Devido à pertinência dos seus comentários eu nem posso mais te considerar um amigo virtual, vai bem além disso. Um grande abraço para você também. Grata pela visita!

      Excluir