Louquética

Incontinência verbal

sábado, 12 de setembro de 2015

Além do pão nosso


Eu não sei se com o passar do tempo a gente vai ficando mais maduro, ou descarado mesmo. Como só posso responder por mim, creio que há as duas coisas. Ou, melhor, esse ser 'descarado' é, na verdade, o cinismo inerente a quem assume as coisas pouco ortodoxas que tem em si e larga de mão o politicamente correto, abrindo-se ao risco do apedrejamento moral dos outros. Bom, lá vai: adoro pão.
Até aqui, não há pecado aparente. Porém, a ortorexia de todos deverá se sentir afetada. Não, eu não corro do glúten, eu não vejo graça em certos pães integrais, com gosto de areia ou de isopor e se ser saudável é adotar uma vida sem sabor, que sabor terá a vida?
Eu não tomo bebidas alcoólicas, porque odeio o sabor; eu não tomo Coca-Cola, porque odeio o sabor e fui agraciada, na visão de muitos, por não me apetecer das coisas não-saudáveis que para muitos são irresistíveis.
O outro lado disso, é a minha cara sem graça diante dos convites gerais e dos comentários sobre determinadas iguarias que eu odeio, mas que tal aversão é sempre interpretada como sinônima de metidez. Mas, não, eu não como buchada, mocofato, sarapatel, cozido, tutano, galinha cozida e coisas afins...Que constrangimento almoçar em casa de terceiros, a convite coletivo, e lá declinar e comer um arroz branco com couve, apenas. Traduzindo o sabor do nada com coisa nenhuma. Tudo para não fazer a desfeita.
Também não ponho catchup, maionese, mostarda e similares em pizzas e em coisa alguma...Mas pão, ah, pão eu gosto de todos. Pão francês com manteiga e e mais nada uma delícia. Cabe apenas um café. Café com açúcar. Nada de café com leite!
Mas o pior mesmo é que eu nunca seria feliz com uma vida alimentar restrita.
Uma coisa é certa com o passar dos anos, já depois dos 25 anos, nosso metabolismo começa a desacelerar. Isso significa que o que comemos, as calorias, são gastas a menos. O excedente vira gordura. Pode observar como a idade deixa as pessoas gordas - om anticoncepcional, nem se fala.
Assim, deveríamos comer menos e isso não ocorre.
Porém, para mim, se me coagissem a ingerir menos ou nenhum açúcar, sal, gordura, pães, carnes, em troca de uns anos a mais de vida, olha, eu morreria com sabor.
Tem muita gente que não sabe disso ainda mas todos nós vamos morrer um dia. Uns correm do assunto, outros ignoram completamente. Eu prefiro conviver saudavelmente com a ideia. E até que chegue esse dia, que eu ache a vida gostosa e consuma seus sabores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário