Louquética

Incontinência verbal

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

"Disciplina é liberdade..."


De vez em quando eu não sei onde vai parar minha disciplina.
O meu ex-namorado mais sem-noção,  o FJ, um dia me chamou de metódica, com a intenção de me ofender, queixando-se que eu adoro um planejamento, que estipulo horários, datas, ocasiões...Sou mesmo! Pior ainda: sou daquelas pessoas 'e se...' e quando se é este tipo de pessoa, você se torna a rainha dos cálculos de probabilidade. Logo, funciona assim: No meu carro há um guarda-chuva permanente e acessível; além de um kit com sapato e produtos pessoais básicos e uma manta; minha bolsa tem miniaturas de pronto-socorro cosmético e higiênico e por mais que eu não tenha dinheiro, há sempre uma reservinha simbólica suficiente para pagar o pão ou a gasolina. Ah, jamais viajo sem estar com o celular carregado e com créditos para ligações e tudo mais. E, se trabalho, faço a programação diária de minhas atividades, inclusive prevendo os momentos de ócio.
Nada disso garante um bom dia ou o cumprimento das tarefas. Agora,imagine sem isso? Não tenho script rígido, mas não deixo o barco correr ao sabor das águas. Não gosto da vida sem roteiros, não. Já basta de imprevistos, a vida é cheia deles...Minha cabeça é um eterno 'vai que...'
Claro que tudo isso era mais que absurdo para FJ, um cara que dizia 'viver o momento', na mais ampla inconsequência, no extremo total que resultou no fracassado que ele é hoje...Mas, de repente, me vejo sem disciplina. Eu, orgulhosa de ter defendido meu doutorado com antecedência e sem abrir mão da qualidade e do esmero...
Os espíritas mais respeitáveis afirmam sempre o valor da disciplina. Têm razão nisso: somos humanos, inclinados a comodidade, inclinados a procrastinar, a postergar o que há para fazer, sempre trabalhando com prazos no limite, apelando para a última hora - meus alunos são experts nisso de procrastinar e em querer salvar a própria pele na última hora, chegando ao ponto de achar que se aparecerem na sala, no último minuto da aula de encerramento do semestre, irão obter aprovação mediante as desculpas esfarrapadas, previsíveis e clichês...Ah, não vão mesmo!
Ter disciplina é chato, mas é necessário.
Quem não tem nenhuma disciplina está sempre alegando que gostaria de frequentar a academia, mas não tem tempo; ou de fazer um curso, mas não tem tempo; ou de mudar alguma coisa, para o que não tem tempo...Mentira! Ocupado todo mundo é...Mas olhem os portadores dessas desculpas, há quanto tempo o fazem? a vida inteira! na adolescência não faziam as atividades que ora relatam coo desejáveis mas impossíveis face ao tempo exíguo...No fundo, pura preguiça, desinteresse e indisciplina.
O interesse  é a maior motivação. Precisamos estar interessados. Ter foco é focalizar a meta, é correr para alcançar o objetivo...Nem sempre a necessidade é o maior estímulo, infelizmente. Creio ser esse meu contexto atual, pois preciso, tenho necessidade, mas estou relaxando na disciplina. Contudo, se consigo enxergar isso, se me toco da situação, é que não estou assim tão mal e hei de melhorar. Já dizia a Legião Urbana: "Disciplina é liberdade (compaixão e fortaleza!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário