Louquética

Incontinência verbal

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Fazer as pazes com a paz


Cada um com a sua paz, cada um com a sua vida.
Às vezes dou genericamente o conselho que ninguém me pediu, menos por ousadia ou por desejo de interferir, que pelo fato de sereM coisas que funcionaram para mim e que, de certo modo, são coisaS óbvias , mas que não vemos até que alguém nos diga.
Bom, primeiro: esteja em paz. Busque paz. Isso quer dizer que a gente deve evitar brigas e saber jogar água fria quando as coisas esquentam. Só procure briga se dispuser de ânimo e vontade para o engalfinhamento.
Brigue por quem você ama, brigue por uma causa, brigue para manifestar sua ira, brigue para revidar um desaforo, mas só brigue se valer a pena.
Brigar com quem é importante para a gente, brigar com quem amamos, só vai piorar a vida.
Discordar, discutir, confrontar, isso não e briga.
Se você tem amigos que só te colocam para baixo, que te criticam, que têm sempre a certeza de estarem certos e que acham que você merece ouvir despropósitos, para quê você precisa deles?
Amigos de verdade dizem palavras duras; jogam sal nas nossas feridas, mas são episódios esporádicos para a nossa própria reeducação.
Bons amigos nos dão tabefes morais, para a vergonha na cara voltar. Mas isso é feito sem desrespeito, sem humilhação...
Se os amigos só aparecem em sua vida quando as casas deles caem, reveja seu lugar de engenheiro.
Família, se está se reunindo para exibir os prodígios, pedir favores ou criticar sua vida, convém amar à distância. Isso traz a paz.
No trabalho, nada traz maior paz  que viver em silêncio.Sabe a indulgência? Pois, bem: se ouvir alguém falando de outrem, cale a sua boca. Abra seus ouvidos, mas não se meta no assunto. Fale pouco de si.
O Facebook é uma ferramenta em que você recorta episódios de sua vida. Ali não é a sua vida. Cuide de sua reputação virtual: brinque, ria, mostre felicidade, seja generoso no trato com os outros...Mas evite tratar de sua vida real em termos de ganhos, perdas, relacionamentos...Nem tudo precisa ir ao ar. É como aqui: a gente escolhe e pode escolher falsas confissões ou tratar da realidade mesmo. Porém, a gente, na vida real, não cabe nas linhas das postagens.
Eu quero é paz!
Eu quero é viver as coisas boas que não preciso estampar nas fotografias, nem nas redes sociais, nem nos cochichos com os amigos.
Tranco a minha porta. Atendo quem eu quero. Neutralizo inimigos, me livro de ex-amigos chatos e inúteis e de alguns exploradores...
Minha vida continua sendo uma batalha, uma luta...Mas nem por isso perco a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário