Louquética

Incontinência verbal

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Peso dos Segredos


Pode não parecer. Na verdade, não parece mesmo: mas sou um túmulo, um baú para guardar segredos. Se o segredo é declaradamente um segredo, pode apostar: eu não revelo mesmo!
Mas aconteceu, neste final de semana, de um grupo de amigos virem compartilhar um segredo. Segredo de um, compartilhado por um trio, que afeta uma pessoa em especial, a quem nós todos amamos - e não amamos pouco.
Ocorre que de 'poço do segredo alheio' vim a me tornar cúmplice. Daria os ossos da alma, daria 10 dias de minha vida para não saber o que sei, porque dói ainda mais em mim os espinhos da compaixão pela outra parte, pela pessoa realmente atingida pelo segredo. Mas, " É segredo, é sagrado! ". Não conto. E dói saber que em poucas palavras eu acabaria com um grande sofrimento. Dá uma vontade imensa de dizer tudo, mas não posso fazer isso.
Tenho minhas curiosidades, mas preferia que eles tivessem me dito: "Quer saber um segredo?". E se eu tivesse dito sim, tudo bem. Mas simplesmente optaram e decidiram me contar. E trata-se daquele mal que se faz para o Bem da pessoa. Entendo. Sei que tem que ser assim, mas daria tudo para não ver a pessoa sofrendo. Com um pouquinho de raciocínio a parte atingida saberia a verdade, deslindaria as coisas. Deslindar as coisas, saber da verdade, significa que há uma imensa mentira pairando no ar, tipo trama de novela das oito. E é bem isso. Se eu pudesse, não queria saber.
De confidente passei a cúmplice, uma horrível participação passiva na trama alheia, nos males feitos para o bem, nos rolos dos outros. Mais uma chance de eu lamentar o fato de a vida não ter retrocesso pois, se tivesse, eu nunca escutaria o que escutei...
O problema não é porque sou um baú de segredos: o problema é que o segredo dos outros nos prende numa caixa forte. E o pacto de silêncio não cala minhas agonias interiores - penso sobre o que será que deu neles, nesses meus amigos, para me contarem isso. Será que dói a consciência deles? Será que queriam que minha consciência também doesse? Será que queriam a minha aquiescência para saberem se fizeram o que era certo?vou ficar sem dormir por muitos tempos: o peso do segredo alheio me esmaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário