Louquética

Incontinência verbal

sábado, 31 de agosto de 2013

Os graus do preconceito


Muito engraçado: chega um tempo em que incorporamos as coisas que nos são postiças. Daí que somente hoje vim enxergar o preconceito, velho preconceito, por sinal, contra meu alto grau de miopia. Certo que não uso óculos por aí, fico em casa com eles. Mas passo a achar que enxergo como qualquer outra pessoa. Lembro mais do meu astigmatismo porque, apesar das chuvas, esta cidade é clara boa parte do tempo.
Hoje acompanhei o Zero Um na compra dos óculos dele, que agora passa a ser o Zero Único, uma vez que desmanchei a outra relação, e lá fui eu encomendar os óculos dele.
Ele não usa óculos: fez cirurgia. Teve óculos obrigatório por cerca de três ou quatro meses e, se sentindo ridículo, partiu para a cirurgia corretiva.
A cirurgia corrigiu, mas a natureza atuou contra: o grau voltou. E para ele, tanto faz. Os óculos de agora se devem à exigência do DETRAN, que se negou a renovar a Carteira de Habilitação dele por conta do diagnóstico: não enxerga um palmo à frente do nariz. Digo eu internamente: Graças a Deus! vai que ele enxergasse alguma coisa?eu estaria frita.
E foi justamente ele quem me advertiu ante as coisas todas que a funcionária da ótica estava a me discriminar, argumentando que meu tipo de lente só poderia ser de um dado jeito porque meus graus são fortes, altos. Sim, são cinco graus. E como eu resolvi usar lentes há uns dez anos e uso óculos no ambiente doméstico, esqueci os velhos apelidos dos óculos fundo de garrafa.
Também com o tempo eu fui administrando as situações de forma mais bem humorada. Minha amiga-mais-que-irmã era assim como eu, míope. E depois que ela cumprimentou um poste e que eu, sem óculos, peguei o meu gato preto pelo rabo, quando ele estava no sofá, e o pus a tiracolo, pensado ser minha bolsa preta em forma de meia-lua, aprendi a rir. E não pensem que o gato miou ou protestou - seria um alerta!
Sem óculos e sem lente só enxergo fantasmas, as coisas não têm contorno nem nitidez. Porém, até agora, incorporei os óculos e as lentes, quase nem lembrando que não fazem parte de meu corpo. E como Zero Único estivesse fazendo os óculos dele, resolvi consultar, fazer um orçamento para novos óculos e acabei ouvindo isso, essa indireta de que meus graus são aberrantes.
Eu já disse que sou tão míope que durmo de óculos para enxergar meus sonhos...

Paralamas do Sucesso: Óculos

Se as meninas do Leblon
Não olham mais pra mim
(Eu uso óculos)
E volta e meia
Eu entro com meu carro pela contramão
(Eu tô sem óculos)
Se eu tô alegre
Eu ponho os óculos e vejo tudo bem
Mas se eu to triste eu tiro os óculos
Eu não vejo ninguém

Por que você não olha pra mim? Me diz o que é que eu tenho de mal.
Por que você não olha pra mim?
Por trás dessa lente tem um cara legal

Eu decidi dizer que eu nunca fui o tal
Era mais fácil se eu tentasse
fazer charme de intelectual
Se eu te disser
Periga você não acreditar em mim
Eu não nasci de óculos
Eu não era assim

Por que você não olha pra mim? Me diz o que e que eu tenho de mal 
Por que você não olha pra mim?
Por trás dessa lente tem um cara legal

Por que você não olha pra mim? 
Por que você diz sempre que não? 
Por que você não olha pra mim?
Por trás dessa lente também bate um coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário