Louquética

Incontinência verbal

domingo, 1 de dezembro de 2013

O valor das amizades




Não tenho senso empresarial para relacionamentos. Desta forma, não concebo meus contatos como negócios. Não tenho, pois, amigos escolhidos em função da aparência da casa, nem sustento amizades que se desdobrem em domingos na piscina da casa alheia e muito menos em função de favores pessoais ou caronas em carros importados. Isso também me leva a não ter deslumbramentos com os bens dos outros, nem a esboçar expressões maravilhadas por experiências de viagens e vivências em lugares tecnicamente deslumbrantes. Limito-me a partilhar as alegrias e as conquistas e o faço de coração. Sou muito ruim de inveja: eis um sentimento que dificilmente me acomete. Desejo o bem, e não é para fazer média nem para aparecer bem na fotografia: Juro que o que me importa é o que eu tenho e o que eu conquisto. Acho justo que quem tem, ganhe ou conquiste, algo possa usufruir o que quer que seja, sem os olhos secos da inveja.
Vejo legitimidade nas coisas. Algumas, se é que isso é inveja, copio e imito, como as ações de juntar o dinheiro para comprar um carro à vista; planejar para fazer uma viagem; poupar para adquirir alguma coisa. Não vale a pena financiar carro: não somente porque o valor financiado dobra os custos, como também o carro adquirido sofre o efeito inverso, se desvalorizando comercialmente à medida que o tempo passa.
Muitas coisas das invejas alheias se resolveriam com planejamento e poupança. Porém, o que vejo é gente interesseira se aliando aos outros que, antes de serem amigos, são somente suportes de favorecimento; nos namoros e casamentos, idem: procura-se o lucro. Disso tenho o maior orgulho: nunca tive um só namorado que dissesse, insinuasse ou intuísse que eu sou, fui ou me tornei interesseira. Está aí um ponto em que sou igual a Ísis: tenho orgulho de me sustentar, de bancar meus desejos e, ainda mais, de não depender de homem algum e de não constituir relacionamentos em busca de vantagens.
Já enfrentei o maior embate discursivo por causa disso: Há um tempo me disseram que “todo homem tem seu preço.” E eu contesto, afirmando que todo homem tem seus valores. Aqui, refiro-me aos valores morais, espirituais, subjetivos; e concebo ‘homem’ como todo e qualquer ser humano.
Há coisas que eu nunca faria por dinheiro. Nunca!
Sei que muita gente, sonhando em comprar o que deseja, se vende barato.
Sei que qualquer pessoa, ante uma proposta tentadora – e não precisa ser de sexo mediante dinheiro. Proposta tentadora, foi, pois a que tive este ano, duas vezes: a de ir trabalhar em outro país, longínquo e culturalmente oposto, em troca de bons tostões em euros - titubeia. Minha ex-amiga não acreditou quando repeti o Zeca Baleiro: “Eu não preciso de muito dinheiro, graças a Deus!” e insinuou que eu dizia isso porque ganhava muito bem, que é fácil dizer isso quando se ganha muito.
O Ex-Grande Amor da Minha Vida, além de bem estabelecido por si só, faz parte de uma família que é dona da maior rede de alimentos industrializados do Nordeste (e do Brasil), e nunca se furtou a me dizer que tinha orgulho em saber que eu o amei sem saber do sobrenome deles. E quando soube, em nada eu me parecia com aquelas pessoas que sempre o cercaram. Depreendi o mesmo do meu outro amado, o de olhos cor-de-violeta. E destas experiências, deduzo que também os que têm muito dinheiro se angustiam com a legião de oportunistas e interesseiros que lhes batem à porta, que desconfiam de amores e amigos, mas que têm bom radar para detectar este povo. Certamente sofrem por conta da desconfiança latente.
Admito minha parte realmente interesseira: ela está no capital simbólico. Não, não faço questão de ter amigos famosos nem influentes, mas tenho orgulho de ter amigos inteligentes, bem formados, cultos, com bom gosto musical, por exemplo, com os quais posso debater certos assuntos. E gosto de gente generosa, não porque possam me dar presentes, mas porque não ficam na mesa contando tostões ou armando vantagens para tirar de outrem. Não me dou bem com gente de mão fechada. Também contaria os tostões se eu estivesse desempregada, lisa, em situação de exceção, mas nestas horas nãos e arranjam amigos para sair, é lógico.
E nem precisamos ser ricos para vivermos atrás de um Spray Repelente de Gente Oportunista (este produto eu ainda vou lançar neste blog), porque o oportunista tira de quem tem e de quem não tem, contanto que lhe forneça lucro. Deste tipo, temos sempre exemplares em nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário