Louquética

Incontinência verbal

quarta-feira, 7 de abril de 2010

História e Verdades


Eu sei que tem uns amigos e uns inimigos que pensam que certas coisas que eu escrevo são cartas com endereço certo ou indiretas para algumas pessoas, mas a coisa é mais genérica do que parece.
Sou a pessoa que está no lugar errado na hora certa, por isso há coisas que fico sabendo porque vi, presenciei, testemunhei, mas estas viram segredos, quase sempre. A minha vida é que tem episódios comuns, como por exemplo, meus vários amigos gays e suas histórias, os casos amoroso, as situações de trabalho, as minhas amigas casadas várias vezes e seus maridos machistas, as amigas que são esquizóides, as amigas tarja-preta, gente medíocre, gente fina, gente generosa, casos de família, brigas de vizinhos, intrigas em geral...quando é para alguém o recado, dou muitas pistas. Até recentemente eu dizia o exato nome de quem se tratava, mas passei a ser mais cautelosa porque quis preservar aqueles que têm um círculo social maior, só isso.
Então, quem respira sabe que qualquer cachorro dá aulas de história. O que quero dizer é que a carga horária de qualquer professor é complementada com aulas de História, que não há cuidado com a escolha do profissional específico para dar aulas de História e que esta é uma constante estratégia , isto é, negligenciar o conteúdo e a importância de História.
Não é só isso: se você cursou História e fez concurso pelo Estado da Bahia, ou você é o primeiro colocado, ou nunca será convocado, salvo naquela progressão de um convocado por ano.
Hoje, finalmente, meu primo Nanno foi convocado pela DIREC. Poxa, tem tanto tempo esse concurso que eu nem me lembro mais.
Até me perguntaram como eu fui parar no Corpo de Bombeiros. Simples: fiz concurso para professora do Estado, em História - fiz três, ficando em décimo lugar, em vigésimo oitavo e um que esqueci a classificação - e nem eu nem o restante fomos convocados jamais.
Fiz o concurso para o Corpo de Bombeiros e fui convocada imediatamente - salário, plano de sáude, estabilidade, aporrinhações, disciplina e hierarquia, mano véio!
Mas, meu primo foi convocado e a gente nem acredita...poxa, há quanto tempo!
Aí rimos de um velho e querido defunto gay: Kleber Gouveia - meu amigo assassinado pelo namorado. Falo de gay todo dia, se for possível - eles formam a maioria dos meus amigos e, invariavelmente, algum sofre violências físicas, porque a simbólica é cotidiana.
Citei o nome porque eu e os que me conhecem terão uma lista de histórias semelhantes e aí algum panaca pode pensar que a indireta é para não sei quem. Não é não: estou falando de um cara legal e batalhador, brutalmente assassinado há dois anos, meu colega e meu amigo, presidente do grupo Gay de Feira - e a indignação pela insolubilidade do caso não tem palavras para descrever.
Bem, a gente riu porque finalmente ele foi convocado pela DIREC.
Rirei de novo: KKKKKKKKKKK! Rimos, meu primo e eu, porque o cara morre esperando ser convocado, o cara morre e mais fácil você morrer ao Governo do Estado dar sua vaga, meu irmão. Convocação post mortem
Onde quer que Kléber esteja, sabe que não zombamos: ele deve estar rindo também. Ele, sétimo colocado no tal concurso. Pois é amigo, não é piada...depois, eu é que sou maldita, hein?
Entrem para a História, mas não cursem História se depender do Estado da Bahia: é voto de pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário