Louquética

Incontinência verbal

sábado, 23 de junho de 2012

Céu de São João


Diz a canção junina: "Olha para o céu, meu amor: veja como ele está lindo". Olhando para o ceú,hoje, só vejo fumaça e prenúncio de chuva.
Hoje, então, me esquivei de atender ao telefone, com medo da insistência de minhas amigas para sair.
Sou antipática com o São João - não com o santo, claro, com quem simpatizo - porque detesto bomba, fumaça, licor, lama, chuva e afins. Nem sei como tirei os pés de casa na tarde de hoje e me aventurei pelo comércio.
O meu par fica abobalhado jogando bombas na rua: se junta aos moleques em correrias extemporâneas para se livrar das reclamações das casas alvejadas por bombas-canhão que assanham cachorros e abalam muros. Para ele, tudo é um misto de diversão e licor.
A única coisa de que gosto no São João é da culinária - bolos, queijos, comidas com milho e com aroma de canela.
É um período em que relembro a minha avó e as susperstições dela - muitas que ficaram impressas no meu imaginário. Quem tem avó, tem tudo: a minha era bastante cúmplice. Chamava-se Dona Luíza. Minha avó, mesmo depois de morta, nunca morreu em mim.
O melhor do São João, antigamente, era o que vinha antes dele: a Forrodência, o forró da residência universitária da UEFS.
Naqueles idos dos anos 90, forró na universidade não era forró universitário, não: não tinha dessas mercadologias de hoje, mas era muito bom.
A gente se planejava para ir e ia para se divertir, para tentar ficar com os caras que a gente paquerava na universidade, para dançar, namorar, conhecer gente, rir... E, sim, dava um lucro estupendo ao pessoal da Residência.
Mas então acabou.
Nunca entendo porque coisas de sucesso e que dão lucro acabam. Mistérios!
Na Forrodência conheci gente que se tornou minha amiga, que se tornou meu namorado, que se tornou colega de trabalho...
Estava aqui escrevendo a tese, como deve ser, nestes momentos finais que nunca se finalizam porque não se pode dizer que o último capítulo seja o fim - já disse, depois que acaba vem a revisão, o sumário, o abstract, as considerações finais, os protocolos todos. E agora, sim, vou ali na fogueira de minha casa, ficar um pouquinho a me aquecer até quando meus ouvidos suportarem as bombas da rua...Não sei se o pior será dormir ao som das bombas ou acordar com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário