Louquética

Incontinência verbal

domingo, 29 de julho de 2012

Last Saturday Night e outros assuntos



Bom, enquanto eu escrevo, deixei a televisão ligada. O Pânico acabou de parodiar umas coisas da novela das oito (que passa após às nove) e eu prestei atenção a duas coisas que vêm de tempos: a primeira é a adoção nacional da gíria baiana periguete. Periguete é coisa baiana tanto quanto chamar festa de balada é coisa paulista.
Não só agora temos o uso nacional de periguete como as justaposições que da palavra advém.
Mas a paródia me deixou atenta a outra coisa: o chamamento incestuoso também é coisa baiana. Aqui, o sexo e a paquera vão à base de "Ai, painho!". "Ai, mãinha!".
Acabei de ouvir um "Ai, ai, ai, ai, ai/assim você mata o papai!". E essa é velha entre nós, numa música da banda Malacacheta, se é que é assim que se escreve. Foi regravada por um bando de gente aí, mas era cheia de "ai, aí, ai, mata o papai, mainha!Já que está gostoso, deixa, mãe/deixa mamãe!"'
Bom, talvez o povo baiano não seja mal resolvido com as teorias de Freud, não é?
Mas, depois de tanta pérola da cultura local, vale frisar que nem todo cantor baiano faz música baiana. E que música baiana é uma coisa; e música da Bahia é outra.
Neste sábado, ao voltar do trabalho, decidi sair - e, tudo bem, gente, esta chata que vos fala anda é deslumbrada com a paisagem do caminho...Eu seria muito ingrata se não reconhecesse que sou agraciada pela paisagem das águas do caminho, das belezas de Ituberá e de toda a Península de Maraú que posso ver. Juro que até arrefeceu meu ânimo de gastar 12km de lá do trabalho até Itacaré. Não vou não: volto no mapa, vou a Morro de São Paulo, vou a qualquer dos tantos lugares que só os olhos alcançam, já que passo e vou trabalhar.
Mas, ante o cansaço digladiando com o fogo no espírito de cair na dança, saí e fui ao Botekim ver a apresentação da banda Scambo.
Como hesitei para sair, cheguei à festa às 23h30min, tendo perdido a apresentação da primeira banda, a Tangerina não sei o que. A banda posterior era daqui de Feira e fazia um som meio Cordel do Fogo Encantado + Nação Zumbi + Reggae. Excelente também, mas mal de acústica, talvez pelos instrumentos serem insuficientes em qualidade. Ah, nome complicado: Sei lá o que de Uyra da Ira de Rá. Poxa, gente, já não basta "O canto dos malditos na terra do nunca"? nome grande para banda lasca a memória da gente!
Mas o Scambo é banda muito boa de som!
Não bastassem as músicas próprias, eles fazem boas versões para os clássicos. Tanto ouvi a Geni e o Zepellin, do Chico Buarque cantada bem diferente e criativamente, quanto ri pacas da pequena mudança de uma palavra* num único verso do Muito romântico (de Caetano Veloso e que Roberto Carlos canta, também). E como foi desta música que eu mais gostei, vou deixá-la copiada aqui porque quando reproduzo uma letra é para que a música seja ouvida com os olhos.

Muito Romântico

Não tenho nada com isso, nem vem falar:
Eu não consigo entender sua lógica.
Minha palavra cantada pode espantar
E a seus ouvidos parecer exótica

Mas, acontece que eu não posso me deixar
Levar por um papo que já não deu.
Acho que nada restou pra guardar
Do muito ou pouco que houve entre você e eu

Nenhuma força virá me fazer calar
Faço no tempo soar minha sílaba
Canto somente o que pede pra se cantar
Sou o que soa eu não douro a pílula

Tudo o que eu quero é um acorde perfeito maior
Com todo o mundo podendo brilhar no cântico
Canto somente o que não pode mais se calar
Noutras palavras sou muito romântico
Noutras palavras, eu sou problemático*


P.S.: Ah, devo dizer: "Festa estranha, com gente esquisita", mais maconha do que lá, só em Cabrobó.Scambo e "o Scambau A4", como se diz por cá! Maconhista da UEFS aos bandos e maconheiros em menor medida. A soma dos tipos todos de gente e agentes e de cannabis sativa na cabeça ativa vieram até mim. Sim, desta vez a maconha alheia chegou à minha cabeça, pois impregnou meus cabelos.
E sofri bullying: falaram muito mal dos caretas, a minha classe, já que não bebo, não fumo...Não bebo e não fumo, o resto é questão de boa parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário