Louquética

Incontinência verbal

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Manchas do passado

Quem não gosta de sol só pode ser uma pessoa taciturna, triste, uma múmia... Como por aqui nem sempre verão é sinal de sol e vice-versa, é preciso estar preparado para conviver com ele de maneira pacífica e harmônica.
Acredito que a maioria dos seres humanos tem aversão a qualquer ideia de disciplina. Lógico: ser disciplinado significa ter uma rotina, ter certos hábitos, praticar sempre uma determinada coisa e daí que isso se aplica ao que a gente faz com a saúde e com os cuidados com a pele.
Sou cheia de espinhas e as manchas do meu passado se expressam em meu rosto: por um pouco de sol, até mesmo indireto, as manchas voltam. Isso é uma coisa geral que as pessoas têm que saber: manchas na pele deixam uma memória que, sob qualquer incidência solar, é acionada.
Faz um tempo que a dermatologista me passou o protetor solar Anthelius XL, de fator 60, fabricado pela La Roche-Posay e as pomadas anti-manchas, Triderm, Triluma, Vitacid Plus, dentre outras de composição similar.
Deixo aqui o meu testemunho:creme com ácido kójico, comigo não funcionou. Hidroquinona sozinha não resolve nada. Dá aquela animação ver a mancha regredir, ficar rosada, clarear... Mas isso não vai muito longe. Todas as pomadas citadas associam a hidroquinona a outros compostos. Vale a pena, inclusive, fazer o que faço agora: uso a genérica dessas citadas, composta por Hidroquinona (4%), Tretinoína (0,05%) e Fluocinolona acetonida (0,01%). É exatamente a mesma coisa que uma pomada com nome e marca, variando somente que custa 1/3 do preço ou ainda menos, pois se 15 gramas de Triluma vai a R$130 reais, o genérico não chega a R$ 40,00. Psiu, 15 gramas dão para três meses.
Mas aí vem meu dilema pessoal: após menos de um mês, as manchas regrediram. E o verão continua, e a praia me chama. Ocorre que a pele não tem áreas bloqueadas: quem queima o corpo, queima o rosto, mesmo que pense que passou protetor fator mil no rosto e 15 no corpo. O corpo não interpreta assim: quem faz tratamento de manchas, mesmo ficando exposta só de costas ao sol, vai sentir o novo escurecimento da pele do rosto.
Pior que isso: acho que ninguém gosta de tomar ou usar remédios ad infinitum. Os esquizofrênicos, ao menor sinal de melhora, suspendem seus remédios, os que têm afecções que requerem manutenção contínua, idem. Entretanto, para estes citados, o uso do remédio é para a vida inteira. Torna-se comum a gente suspender o uso do medicamento mediante a melhora – e isso é um erro absurdo. Portanto, quem tem manchas do passado deve utilizar os cremes receitados ao longo dos três meses. Minha pele já está clara, as manchas não são mais que 25% do que já foram, mas tenho que manter o uso. Mais que isso: a dermatologista, aquela mesma que disse que para eu ir à praia, nem usando burca, mandou escolher entre o sol e a pele. Ou um ou outro. Realmente, tenho intolerância solar, mas quem resiste a ter uma marquinha de biquíni? A uma cor diferenciada e saudável pós-sol (tá, meu primo diz que fico parecendo uma ‘lagosta dourada’, mas para minha sorte muitos gostam de lagosta)?
De igual modo, falo dos cabelos: crescimento é coisa determinada geneticamente. Com alterações hormonais, do tipo gravidez ou menopausa, eles podem crescer estupidamente ou diminuir e cair. Nenhum produto ‘afina’ os cabelos, apenas abaixam o volume, a exemplo daquele pó da L’oréal, chamado Cataplasme. Maravilhoso para quem tem juba e para as mulheres que não estão na fase Vanessa da Mata. Corte químico, entupimento do bulbo, caspa e outras afecções podem, sim, derivar da química, mas isso de engrossar ou afinar cabelos, é balela e impressão. E falo de cabelos porque já me perguntaram do Pantogar, se funciona e tal.
Sim, funciona. E é uma aposta de paciência e disciplina porque os comprimidos devem ser tomados direitinho, três vezes ao dia, durante três meses. Acontece que não cresce em seguida, leva de quatro a seis meses para se notar que cresceu. Mas, aposte: faz crescer mesmo – embora não vá alterar as determinações genéticas, dá uma significativa melhorada e posso dizer que faz crescer até uns 30% a mais do que o normal. Já Hair Intern dá um resultado pífio, mais lento, mas deixa os cabelos bem fortes. Pantogar não engorda, mas em mim altera o ciclo menstrual, me deixa mais chorosa.
Mais um serviço de futilidade pública, para os que me disseram que perguntar não ofende (responder também não!):
1) Escova agressiva, progressiva, inteligente,definitiva, burra, seja lá qual for a escolha da gente: a melhor marca ainda é a Avlon – empresa que não economiza em pesquisas, uso excelente ingredientes e está no mercado há décadas; e a Uberliss é imbatível.
(2) Hidratação para hidratar e não para deixar cabelo cheiroso é a simples e barata Máscara Hidratante da Salon Line, a Cholesterol Avocado Oil. A Bioextratus também tem máscaras que funcionam, como a de Tutano e silicone. Apesar da marca ser boa, nem todas da AlphaParf dão resultados, assim como o Repositor de Massa Nativa da Floresta, da E cosmetics não funciona conforme se propõe, pois dá oleosidade sem conferir maleabilidade. Traduzindo: lavou, usou, retirou, o cabelo vira uma bucha oleosa. Nada mais.
(3) Reconstrutores: Entendo os reconstrutores como repositores de queratina. Todos deixam os cabelos ásperos e pesados após o uso, por isso é sempre adequado um bom condicionador para desembaraçar o que vem depois. Salvo o 5 em 1 da Avlon, nenhum manifestou resultados efetivos em meus cabelos.
(4)Anti-resíduos: xampu anti-resíduo leva tudo que há na cabeça (um pouco dele e é capaz de levar até as ideias da gente) e tem efeito detergente, por isso, após o uso o cabelo vai estar seco e poroso. É o tipo de produto a ser usado com moderação, somente se não houver jeito.
(5) Ampolas: ampolas de vitaminas e compostos realmente concentram princípios ativos que dão resultado no cabelo. Comigo, por exemplo, óleo de semente de linho não dá certo, porque é alcoólica e ressaca tudo. Porém, Power dose da L’Oréal e as de queratina da Acqua Flora são excelentes. Uma ampola Acqua Flora vai de 5,30 a 6 reais e eu assino embaixo: dá certo, a marca cumpre o que promete.
(6) Por dentro e por fora: acertou quem faz tratamento de manchas na pele e toma vitamina C e cápsulas de colágeno. Uma coisa complementa a outra e colágeno sem vitamina C não é sintetizado pelo organismo. Por ser antioxidante, a vitamina C atua na redução das manchas, ajuda a renovar as células e só tem a contribuir com nosso bem-estar geral.
(7) Por água abaixo: Tomar água é bom, mas atribuir à água o papel milagroso de dar beleza às pessoas, é um pouco demais, é o texto preferido de modelos e atrizes, mas pura mentira. Hidratar o organismo é apenas uma obrigação funcional que não interfere diretamente na hidratação de coisa nenhuma em termos de cabelos e pele.
(8) Nutrição: aqui o ponto é verdadeiro e sempre negligenciado - o povo fala em reeducação alimentar e em sintagmas parecidos. A verdade porém, é que precisamos estar bem nutridos. Nutrir, de nutrientes mesmo, sabe? Se a pessoa está anêmica, sem ferratina, o cabelo não cresce, quebra com facilidade; se vitaminas B6 e B12 são mínimas no organismo, então a aparência geral de cabelo e pele vão refletir isso.
Meti esses meus pareceres aqui com base na minha vida prática, o que uso, o que experimento, o que faço e o que conheço. Não sou especialista na área, não me formei médica e escrevo aqui atendendo a Thalita, especialmente, e uma parte de minhas amigas que insistem que a experiência socializada, por seu valor prático, ajuda mais que as informações dos rótulos dos produtos. Eis a forma que encontrei de salvar a minha pele!

8 comentários:

  1. Olá, Você mandou manipular o clareador Tri-Luma? Qual é o Genérico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália!Não fiz fórmula manipulada para o Triluma: comprei o genérico que, por conseguinte, não possui um nome comercial e, sim, uma designação a partir de seus componentes. No caso, usei um dos laboratórios Ems. Basta dizer os itens que, quando bem informados, os funcionários das farmácias vão direto ao remédio (pomada) certa.

      Excluir
  2. Amei a dica Mara.Minha dermato me passou Tri luma

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica Mara.Minha dermato me passou Tri luma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom ter opções variadas de uma mesma formulação ou medicamento. Nesse caso, a diferença dos valores é gritante.Abraços!

      Excluir
    2. Vdd mais gritante e se vc pedir a fórmula ao médico e mandar manipular

      Excluir
  4. Eu peguei oa embalagem e pedir ao médico pra copiar a fórmula pra manipular e pedir maior quantidade ficou ótimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem.Fico feliz por você!A variação de preços do mesmo produto é gritante!

      Excluir