Louquética

Incontinência verbal

sexta-feira, 8 de março de 2013

Reflexos


Estou feliz.
Na verdade, estou cansada e feliz, legitimamente feliz após um dia de estreias, após assumir a coragem de vencer o muro que tenho para derrubar. E um pouco mais feliz porque coloquei em prática tudo que planejei, do jeito que planejei, na hora me que eu deveria e isso me dá uma sensação gostosa de autonomia, de ser dona de minha vida, de ter controle sobre os meus planos...Talvez as sensações mais simplórias, mas e daí? Não quero engrossar o time desse povo mal resolvido que tem tudo que quer e que precisa e fica inventando angústias para ganhar adeptos.
O que estou fazendo agora é coisa que depende de empenho e de tempo. Estou bem disposta. Cansada, feliz, bem disposta e com bem maior empolgação em viver coisas diferentes.
Acredito que o ser humano tem fases – umas se prolongam mais que outras, na maioria das vezes por opção nossa; em outra parte, por circunstâncias alheias à nossa vontade.
Amanhã é dia de viagem e de trabalho. Na volta eu queria festa. Torço para eu morrer cedo porque se eu envelhecer de verdade, plenamente, vou me tornar o terror do asilo e não vou promover baile da terceira idade e, sim, Rave da velha guarda. Sempre desconfiei que por não gostar de álcool eu acabaria sendo uma velhinha drogada, ávida consumidora de ecstasy. Mas só assim para suportar a velhice, né? Entendo a Cecília Meirelles: chega um dia em que a gente se olha e não se reconhece (No poema Retrato: “Eu não tinha este rosto de hoje/assim calmo, assim triste,/assim magro/nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo./ Eu não tinha estas mãos sem força,/tão paradas e frias e mortas,/Eu não tinha este coração que nem se mostra;/Eu não dei por esta mudança/tão simples, tão certa, tão fácil:/Em que espelho ficou perdida a minha face?”).
E no tocante à idade, se eu pudesse dar um conselho aos homens, eu lhes diria que nenhuma mulher gosta de ouvir que ‘panela velha é que faz comida boa’, pois é uma grosseria ímpar, é um elogio que deprecia. Minha amiga ouviu isso há uma semana, quando saímos juntas em bando e qualquer mulher que não tenha menos que 27 anos é passível de ouvir coisa assim porque o Brasil é machista e patriarcal, ao contrário do que mostram as propagandas oficiais.
Se mulher tem data de validade, homem também tem – e ainda por cima, ficam carecas.
E por falar em homem, os melhores dentre eles fazem a gente se sentir feliz por ser mulher. A estes, que já passaram por minha vida, eu agradeço pelo quanto me fizeram aprender sobre mim mesma...Bom, estou feliz e isso está na cara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário