Louquética

Incontinência verbal

domingo, 3 de março de 2013

Vi, li e venci!


Pois é, às vezes a vida está toda de cabeça para baixo e a gente simplesmente está feliz apesar de todas as faltas. Sou exagerada: algumas coisas estão fora do eixo, já não estão de cabeça para baixo.
A saída noturna da sexta-feira foi uma droga!minhas acompanhantes estavam com cara de cólica ou de velório - vão a uma festa dançante para não dançar...e voltar cedo, né?
Mas quando se sai na sexta, o sábado será em casa. Dito e feito!E por causa disso me reencontrei com os meus livros, na santa paz de Deus até o sono vir. E veio gostoso e pleno. Olha eu levando a vida a sério: estudei direitinho.
É assunto de meu concurso, é livro que já li e esqueci todinho, teorias da literatura contemporânea, sabe? mas li com tanto gosto!!! E hoje eu li de novo, com o prazer adicional de ganhar uma lista que Tati me mandou com referências para cada ponto do concurso. E aí me senti acolhida em meus desesperos porque pedi a ajuda e não esperava tão rápida, eficaz e séria resposta e colaboração. Foi como receber um grande abraço!
Entendi que preciso exercitar mais essa capacidade de escolher não me irritar com as coisas, com as faltas, com as angústias...A única briga que eu tive hoje foi com a minha própria teimosia. E saí vitoriosa:insistências infrutíferas,repetições de atitudes à espera de respostas diferentes, bater a cabeça contra a parede, todas essas coisas idiotas que eu faço por impulso, eu simplesmente controlei, deixei para lá e virei a página. Tenho cá em mim as pequenas excitações das novidades que imagino neste novo semestre de trabalho, as possibilidades de esbarrar de novo em gente interessante como Rodrigo e, aliás, nem brigo com minha solteirice...Se quero alguém para namorar, não me importo tanto com esse período de esperas e escolhas, de acasos...Chato é quando nada acontece, nada muda de modo algum.
Já penso em ficar pela praia na volta do trabalho, no sábado que vem...Quem sabe? Estou me ocupando com minha própria vida, sentindo a minha vida como sendo minha, em plenitude e responsabilidade.Estou feliz pelas decisões que tomei, pelas escolhas conscientes que fiz sabendo que é exatamente aquilo que eu quero.
Bom, me convenci:

Tão cedo passa tudo quanto passa!
Morre tão jovem ante os deuses quanto
Morre! Tudo é tão pouco!
Nada se sabe, tudo se imagina.
Circunda-te de rosas, ama, bebe,
E cala. O mais é nada.
(Ricardo Reis - heterônimo de Fernando pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário