Louquética

Incontinência verbal

terça-feira, 16 de abril de 2013

Levando um bolo (tragédias de aniversário)


Meu aniversário, neste ano, foi superior a qualquer expectativa de tragédia. Sabe quando o Caetano Veloso está cantando assim: "Tipo de amor que não pode dar certo na luz da manhã/e desperdiçamos o blues de Djavan"? Pois é, não podia dar certo.
Deu certo tudo, o tempo todo, no plano das ideias.
Uma coisa é o que os amigos planejam, outra coisa é o que eles executam.
Desperdicei meu tempo, meu dinheiro e minhas expectativas viajando no planejamento das amigas.
Fico quieta em minha casa: vem a primeira proposta com Salvador,Guarajuba, praia, sol, shopping e etc que, claro, pela magnanimidade da coisa não poderia ser levada a sério.
Reduzo a proposta recebida a uma possibilidade realista: um bolo e algumas conversas no Bar dos Fracassados (nome real do Jeca). Ok, combinado!
Estou quietinha, calma e calada e me vem a proposta número dois: encontrar a turma do Corpo de Bombeiros para conversa e bolo no Seu Zé Lounge Bar - um Lounge longe de minha casa.
Bateu o recalque eu eu resolvi que teria mesmo bolo em meu aniversário. Fiz a encomenda com a minha amiga Girafa (Márcia).Fui lá buscar, conversei, comprei bobagens, conversei bobagens e voltei para casa.Ela me deu o bolo de presente!
Estou lá, meio ansiosa e me vem a terceira proposta: Zé Bonitinho queria sair. Dei-lhe a resposta sem rodeios: "Não!'. Dei satisfações de minha vida além do necessário, respondi, insisti que a gente não combina, blablablá e ou ele se cansou ou se compreendeu.
Saio do banho, mais ansiosa, vejo a hora passar, a amiga recebe torpedos bem claro,responde de maneira genérica e vem a quarta proposta, do meu ex.
PAUSA: Meu ex é ex porque cansei dos chifres. Até recentemente,imaginei que a amante dele fosse atriz da novela das oito. Com o acidente (causado por ele)que espatifou um muro, um portão e uma moto,justamente o povo do Corpo de Bombeiros foi registrar a ocorrência. Entre um passo e outro - isto porque a amante do meu ex, diante do acidente, mui sabiamente, picou a mula para bem longe deixando o circo pegar fogo - as meninas reconheceram a nossa manicure. Descobri que quem eu supunha a atriz da novela das oito é simplesmente Aninha, a manicure. Esteticamente, ela é negra, gorda (semi-analfabeta é detalhe cultural) e tem 38 anos.Gorda é gorda, não é despeito nem distorção. Ela tinha vergonha de mim e ele (meu ex) tinha vergonha dela.Para quem ama, se ama, não há apelo estético que desminta um grande amor. Tá bom: mexeu com meu ego. A gente sempre espera ter sido traída devido ao peso da tentação. Não foi o caso: o peso era outro.
VOLTAMOS À PROGRAMAÇÃO NORMAL
Meu ex queria ir comigo ao Seu Zé, comemorar meu aniversário. Eu disse-lhe um não convicto!
E assim, as dez da noite bateram no relógio, fui me comunicando com este povo das propostas Um e Dois e o que eu soube é que a amiga da proposta nababesca disse não ter combinado ir me buscar em casa com bolo e tudo e o povo do Corpo de Bombeiros se picou antes de começarem a cobrar o couvert da banda que lá estava.
Não fui avisada que ficariam por tempo tão determinado, embora soubesse que elas lá estariam a partir das oito da noite.
Chorei uns vinte minutos, esperei pela amiga que disse que não disse que iria me buscar, pois novamente o tempo passou e ela não vinha nunca. Peguei um táxi, peguei meu bolo e fui encontrar Paty no Seu Zé.
Em casa é que eu não ficaria.
Depois apareceram as meninas - a saber, a amiga que me deixou à deriva e a acompanhante.
Foi uma noite esquisita, com clima de desentendimento, desconfianças mútuas e a certeza de que eu não acatarei propostas, promessas ou seja lá o que for de ninguém, especialmente para o meu aniversário.
O dia foi ótimo e a noite foi assim.
Recebi telefonemas de gente que me considera e a expressão sincera delas foi bem mais significativa do que a formalidade fria e hostil dos aparentemente amigos.
A promessa está feita e, aliás, nisso eu deveria seguir Ilmara, que não gosta de glamouramas, festejos e chatices no aniversário dela.
Onde falta sinceridade, só pode exceder contrariedade: Deus me livre de dar ouvidos a este povo nunca mais!
Levei o bolo para festa, tomei bolos no sentido figurado...
Vamos ver se o que saiu estilhaçado pode se recuperar, mas creio que há uma sinceridade gostosa na solidão e realmente estar sozinha me traz menos problemas do que acreditar no potencial de companhias incertas.
Paty e Márcia foram excepcionais: podem literalmente dizer que salvaram a minha noite. E do meu aniversário deste ano,digo apenas que estaria melhor se não tivesse escutado proposta alguma. Parabéns para mim, que sobrevivi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário