Louquética

Incontinência verbal

sábado, 1 de maio de 2010

No dia em que nevou no Inferno


No dia em que nevou no inferno, eu estava lá.
Silenciosamente, muitos me mandaram para lá. Eu já estava condenada há muito tempo...e já sabendo que eu teria que ir, me encaminhei para lá nesta sexta-feira.
O inferno é isso: em pleno Dia do Trabalho, que é hoje, eu tenho trabalho mas não tenho emprego e muito menos salário.
Aí o inferno me chama.
Lá fui eu: o inferno é setorial e cheio de infinitas filas, de gente mal humorada, de suores, de jeitinhos, de gente que olha para a cara da gente como se nós estivéssemos pedindo um favor.
Detalhe: se vão ao inferno, vistam-se bem!
O inferno de quem aparenta pobreza e simplicidade é bem mais cruel.
Eu, já com a cabeça cheia, antevendo as chamas das burocracias: o Diabo-Mor e a Diaba auxiliar - e quem auxilia do Diabo deveria se chamar DIABETE, assim como houve Chacrete e suas pares...
Ah, não: o Diabo não veste Prada. Se ele não é lá mal arranjado com as vestes, também está longe da elegância, apesar dos ganhos extraordinários que a seção gera. Bem, o caso é que se o Inferno não depende da presença do Diabo; estar com ele não é lá uma experiência agradável.
Vou falar em bom nordestinês: me retei! Toda vez que eu vou me inscrever em concurso é essa chatice de autenticar identidade e outros documentos. Aí resolvei fazer cópias em dobro dos documentos, para evitar estar na presença Dele por mais vezes...
Uns papéis na mão e uma idéia na cabeça, peguei, desolada, o elevador para o quarto andar. A lógica é que os desesperados se concentram nos andares anteriores, principamente, primeiro e segundos.
No corredor, uns seres humanos sentadinhos nas cadeiras destinadas para eles e algum silêncio muito esquisito.
Entrei na sala do Capeta: ninguém além do pessoal do setor.
Quase não consegui abrir a boca mas, balbuciando vagarosamente, perguntei se estavam autenticando documentos.
O Capetão disse que sim: foi solícito, prestimoso e ágil, pegando meus papéis e dando providência ao que cabia.
Ainda elogiou minha iniciativa de providenciar cópias a mais, haja vista o fluxo infernal de gente por ali, em situações normais.
Mas, o que era anormal a ponto de causar nevasca no Inferno? Véspera de feriados? turno vespertino? horário? milagres?
O Capeta disse, mediante minha pergunta, que de manhã o Inferno estava tão cheio que ele esbravejou e disse que à tarde não haveria expediente, que ele não atenderia a mais ninguém e que tinha muitos serviços internos e de seu interesse para dar conta. Isso é como dizer: o Inferno está fechado para balanço!
Aí, então, ele disse que foi isso e que eu tive sorte.
Neste país de Carimbador Maluco, conforme mestre Raul Seixas, tudo " tem que ser selado, registrado,carimbado, avaliado, rotulado" e este detalhe determina sua vida profissional, acadêmica e sua cidadania.
Você precisa provar que nasceu: Tome-lhe Certidão de Nascimento e Identidade.
É preciso provar que você não é criminoso, então, cate um Atestado de Antecedentes Criminais. E a depender, emitido pela Polícia Civil ou pela Polícia Federal.
Quer Vale-transporte, trabalhador safado? então arranje um atestado junto à Secretaria de Transportes Municipais de que seu bairro é servido de "buzão", viu, seu descarado? se não a SAEB não te paga. Ah, nem a tal Secretaria sabia o que era isso - bem arranjei o meu, bem inventado, porque tive que traçar o texto e dar o roteiro das prováveis informações;caso contrário, ganharia 0,63 (sessenta e três centavos) de Vale-transporte, como muitos.
Você morreu? Prove! Não, não precisa atravessar a parede, meu amigo fantasma, rogue a mil instâncias e dê entrada no Atestado de Óbito...até lá seus parentes também já estarão no Além...nestes casos, alguém sempre morre de raiva, no mínimo.
E agora a previsão do tempo: O clima está tenso, com pancadas de desespero na região financeira e possibilidades de temporais na zona temperada (apesar de insossa) dos relacionamentos. Máxima de 40 graus nas zonas tórridas dos romances alheios e mínimas de 3 graus abaixo de zero na frieza oriunda de certas pessoas a quem amávamos.
Um ciclone vindo na direção daquilo que você pensa que é seu trabalho continua deixando indefinida a visibilidade da situação e a instabilidade climática deve se prorrogar por até mais 60 dias.
Nuvens carregadas se desenham na área coberta pelas suas necessidades materiais, podendo ocasionar chuvas de dívidas posteriores.
Eu, que estou sempre no Inferno (astral, profissional, afetivo, existencial)tenho que comemorar a nevasca: nevou no Inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário