Louquética

Incontinência verbal

sábado, 25 de agosto de 2012

Onde mora a questão...



Já falei aqui, repetindo Sônia Coutinho, que a "liberdade é um tesouro duvidoso". Hoje constato o quanto abdicamos da liberdade em troca de segurança.
No casamento é assim, na segurança pessoal é assim, nessa vida nossa em que toda hora lemos por aí: "sorria, você está sendo filmado!' e que mostra que todo mundo é suspeito de ser capaz de cometer qualquer atrocidade, aí está nossa eterna negociação de liberdade e segurança e de uma pela outra.
Estávamos conversando sobre isso, nesses dias: o deslumbramento que as pessoas tem por morar em prédios e em condomínios. Essa falsa construção de retorno a uma condição antiga, da vida em aldeias,vem se mostrando uma grande decepção.
Não vejo graça nessa verticalidade de moradias, onde uma parede separa a intimidade de uma casa da outra; onde se tem que dar satisfações a síndicos e porteiros acerca de quem nos visita, nos burburinhos das coisas depreendidas até mesmo para quem não recebe ninguém em casa - sujeito esquisito, solitário, sonso... - tudo passa a ser passível de observação.
Talvez a vida sem quintal e sem terra por perto seja o sonho de muita gente, por parecer prático, higiênico, elegante...
Eu é que não queria submeter a adoção ou permanência de um bicho meu ao síndico, mas lembro muito bem do meu cunhadovsky dizendo que resolveu morar em condomínio exatamente por tudo isso que me parece aborrecedor: o excesso de regras e de partilhamentos, pois, para ele, o mundo só funciona bem mediante disciplina, regras e leis. A liberdade, segundo ele, só cria vândalos. Talvez ele esteja certo: condomínio, com o domínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário