Louquética

Incontinência verbal

sábado, 22 de setembro de 2012

Uma aprendizagem...

"Lorely é o nome de um personagem lendário do folclore alemão, cantado num belo poema por Heine. A lenda diz que Lorely seduzia os pescadores com seus cânticos e eles terminavam morrendo no fundo do mar, já não lembro mais detalhes. Não, não me olhe com esses olhos culpados. Em primeiro lugar, quem seduz você sou eu. Sei, sei que você se enfeita para mim, mas isso já é porque seduzo você. E não sou um pescador, sou um homem que um dia vai perceber que sabe menos do que parece, apesar de ter vivido muito e estudado muito. Agora você está de novo com os olhos normais (!), podemos ir ver os pescadores, se bem que eu tivesse planejado nesse calor jantar com você na Floresta da Tijuca. Mas as duas coisas seriam demais para a tua capacidade. Lóri, você está se acordando pela curiosidade, aquela que empurra pelos caminhos da vida real. Mas não tenha medo da desarticulação que virá. Essa desarticulação é necessária para que se veja aquilo que, se fosse e harmonioso, não seria visto, seria tomado como óbvio. Na desarticulação haverá um choque entre você e a realidade, é preferível estar preparada para isso, Lóri, a verdade é que estou contando para você parte do caminho já percorrido. Nos piores momentos, lembre-se: quem é capaz de sofrer intensamente, também pode ser capaz de intensa alegria." (LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998, p. 97)

Nenhum comentário:

Postar um comentário