Louquética

Incontinência verbal

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tranquila

Gosto tanto dessa música, Tranquilo. Mas gosto tanto que tanto faz se é Bebel Gilberto cantando ou se é Talma de Freitas - acho que não tem como a música não dar certo... - fora o fato de que as cantoras são excepcionais.
Tem gente muito preocupada com sotaque. Claro, as diferenças na linguagem são sempre usadas para depreciar, raramente para enaltecer. Mas defendo que palavra é música. E se não fosse, não teria um tom - tonicidade,tonalidade, intensidade, sílabas fortes - e nem se diria que é átona ou que há sílaba tônica. Tem um tom, sim. E toda voz tem um tom, tem modulações. Se uso a voz para expressar palavras, isso que chama de sotaque vai se manifestar.
Porque para gaúcho, MAS é MÂAs e para baiano MAS é MAis. E o que é que tem? é só diferença.
Já disse isso antes: o ser humano é tão louco que acha que passarinho canta. A voz do passarinho, o som emitido, é aquilo ali, singularizado por cada espécie. Mas o ser humano acha que é um canto. Já as palavras humanas, mesmo cantadas, para muito são so palavras.
Mas a música está aqui hoje porque estou tranquila. Até falei sobre isso com um amigo. Tranquila não porque nada me falte, mas porque aceitei a paz que me sobreveio - consegui arrancar a verdade de alguém e isso me ajudou. Objetivamente, não era uma verdade que me favorecesse, mas sempre me favorece saber da verdade. E daí que depois de muito ponderar concluí que não estou nem aí. Talvez eu esteja tranquila não por isso, que me ocorreu há dois dias, talvez eu tenha receio de que minha tranquilidade seja também nonsense e eu não tenha motivo algum para isso.
Também meu orientador voltou e disse: "Estés tranquila" - não, ele me disse simplesmente para eu ficar tranquila até à defesa; quem me dizia "Estés tranquila"era meu namorado uruguaio, S. Fraschini, e eu ria e me tranquilizava. Lembrei que todo dia tinha isso no namorinho da gente: "Estás lista?" (não sei como colocar a interrogação de cabeça para baixo como no espanhol); e "Estoy tranquillo" ou "Estés tranquila!"
Ah, estou em paz e é só isso. Não vou ficar aqui catando motivos metafísicos para meu bem-estar.

Tranqüilo

Tranqüilo
Levo a vida tranqüilo
Não tenho medo do mundo
Não tenho medo do mundo
Não vou me preocupar
Não vou me preocupar

Tranqüilo
Levo a vida tranqüilo
Não tenho medo da morte
Não tenho medo da morte
Não vou me preocupar
Não vou me preocupar

Que passe por mim a doença
Que passe por mim a pobreza
Que passe por mim a maldade, a mentira e a falta de crença
Que passe por mim olho grande
Que passe por mim a má sorte
Que passe por mim a inveja, a discórdia e a ignorância

Tranqüilo
Levo a vida tranqüilo

Que me passe
A doença que me passe
A pobreza que me passe
A maldade que me passe
Que me passe
Olho grande que me passe
A má sorte que me passe
A inveja que me passe
A tristeza da guerra

Tranqüilo
Levo a vida tão tranqüila
Não tenho medo da morte
Não tenho medo da morte
Não vou me preocupar
Não vou me preocupar

Nenhum comentário:

Postar um comentário