Louquética

Incontinência verbal

terça-feira, 30 de julho de 2013

Vaidades


Ah, o negócio não é bem assim: a vaidade não está na roupa, nem na maquiagem. A vaidade está no ego. Não adianta se mal vestir de Jeca, porque a vaidade aparece quando você arroga seus títulos universitários, suas publicações, os prêmios recebidos, as amizades que tem, a popularidade que construiu, os livros que criou, os lugares a que foi e as celebridades que conheceu.
Não adianta se fazer de simples e criticar as cirurgias plásticas alheias, ou os excessos de brilho da roupa da perua, ou os rebocos de pancake ou de botóx da face dos outros: a vaidade aparece quando você se faz de ingênua para cooptar simpatias, quando se faz de sensível para cooptar afetos, quando se faz de frágil para manipular opiniões.A vaidade não está na cara, está um pouco abaixo e um pouco mais ao fundo.
Tem até a vaidade da piedade, dos que se fingem de coitados para ganhar cuidados, compaixão, paparicos!
Todo mundo tem ego. Também tenho vaidades. A minha se mostra de fora: do sapato ao cabelo. E não pisa em ninguém. Está aqui: eu vi e vejo e nunca me ocupei de escondê-la sob o sofá.
Sei que a sua e a minha nunca caberiam no mesmo espaço.
A sua  vaidade é bem grande e às vezes aparece em público, nas brigas que você tenta vencer para superar quem faz sombra ao seu ego. É assim. Só não me venha com esta sua cara sonsa, falso-depressiva, pseudo-simples, porque ela trai seu currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário