Louquética

Incontinência verbal

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Orações coordenadas


Quem acessou este post achando que o assunto era as Orações Coordenadas nos moldes gramaticais, pode mudar de página: o título é apenas trocadilho para tratar da forma como conduzem e coordenam a crença das pessoas, ou seja, o papo aqui é outro.
Tem gente que tem umas paranóias esotéricas que chegam a causar irritação na gente. Ora, quem entende de energia é eletricista. Quer energia positiva? Segure na ponta do fio descascado – ligado, é claro. Santa falta do que fazer, Batman!
Não é à toa que proliferam pessoas se dizendo Mestre isso e Pai aquilo em ritos espirituais, com trabalhos rápidos e garantidos e profetas apocalípticos anunciando o fim do mundo... Eu nem ligo se o mundo se acabar. O problema é que enquanto o mundo não acaba, não acabam os malucos que levantam uma grana por meio do medo dos outros; e um séquito de paranóicos com discursos e profecias made in Taiwan.
Agora tudo é cooptado. Vejam bem este cartaz que eu usei como imagem:inteligentemente capitalizaram os ícones outrora depreciados e que, agora, passaram a ser cult...isto é, após o tratamento antropológico devido.
Com isso, eu que queria levar minha fatia de lucros com a Fundação da Casa de Umbandalarga 3G e 3D, de cultos virtuais e lucros materiais, tenho que enfrentar essa concorrência desleal do dia-a-dia.
Uns trazem a pessoa amada na base da porrada, amarrada e cativa em até 03 dias, desde que se saiba o endereço dela; outros atuam em setores de vícios e negócios amarrados...o diferencial de minha empresa, aliás, da minha Casa é que aceitamos cartão de crédito, fornecemos assistência e manutenção mediante a contratação de um seguro, fazemos recall para o caso de algum engano ou ausência de peça e ainda presenteamos o nosso cliente com uma cesta de simpatias, orações e magias. Nossas velas de sete dias duram até oito.
Obviamente eu estou brincando porque hoje foi o dia de eu me exasperar com as idiotices deste gênero e, de quebra, aturar uma amiga de minha amiga louvando e idolatrando os livros inteligentíssimos que mostram Porque os homens gostam de mulheres poderosas. Wooohuuu! Eu não via uma crença tão louca desde aqueles lançamentos sobre Como enlouquecer um homem na cama. Ora, para enlouquecer um homem na cama basta chamar a amante dele. E para isso, quem precisa de livros?
Não bastasse o caso citado, me vem aquele outro séquito de paranóicos do “Palavra é força”. Palavra é força quando a gente grita. Aí dói a garganta. E todo fim de ano eu tenho que me repetir para explicar que eu mentalizei o japonês gostoso do post anterior; eu verbalizei aqui em casa, com fé e convicção, as palavras carro; dinheiro; homens heterossexuais gostosos e, nada se materializou. O pensamento positivo e a ideia de que palavra é força, definitivamente, são meramente falsidade ideológica, só o PROCON resolve.
Deduzi que estão no mesmo barco os paranóicos esotéricos e suas teorias fajutas de energia e predestinação, seus apocalipses repetitivos e suas palavras e pensamentos positivos assim como os que acreditam em auto-ajuda. Tudo igual, o mesmo barco e o mesmo mar de desesperados. Mas não sou ignorante a ponto de descurar do efeito simbólico do consolo que essas coisas trazem, especialmente para os desesperados.
Temos dificuldade em aceitar que a vida não é justa; que tudo é uma seqüência de acaso sem nenhuma correlação entre si e que na vida leva a melhor quem tem mais sorte ou quem tem mais habilidade em trapacear.
Os meus amigos competentes e honestos não têm dinheiro: as oportunidades foram todas tomadas pelos bajuladores, pelos desonestos, pelos antiéticos, pois são esses que governam o mundo, sabem fazem pactos e desenvolver seus laços interesseiros com o poder. Aí é que está a verdadeira energia negativa.
Acreditar no acaso é aceitar o desamparo que a imprevisibilidade nos dá. Nem adianta ler o horóscopo, nem consultar as Cartas (aliás, só as de cobrança é que nunca erram), nem suplicar aos deuses que sempre falham...
Mas nem por isso vamos deixar de lado a Oração:

Meu amor essa é a última oração
Pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na despensa

Cabe o meu amor!
Cabem três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe nós dois
Cabe até o meu amor,

Essa é a última oração
Pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na despensa

Cabe o meu amor!
Cabem três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe nós dois
Cabe até o meu amor,

Essa é a última oração
Pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na despensa

Cabe o meu amor!
Cabem três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe essa oração
(A Banda Mais Bonita da Cidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário