Louquética

Incontinência verbal

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Aos meus amigos


Sabe quando a gente percebe que não tem inveja das pessoas ou, até, que quando algo parecido com a inveja aparece não tem nada a ver com ela? quando as vitórias dos nossos amigos se confundem com as nossas próprias vitórias.
Pode ser a vitória de Cléo, que conseguiu colocar as mãos em 80 mil reais de uma herança - e que eu, pessolmente, achava que ela deveria ter sido paciente para receber a parte realmente merecida; pode ser a vitória de Jau, ao passar num concurso; a vitória de Joaquim, ao passar no mestrado; a vitória de Gi, por ter ficado com um cara legal e gente fina; a Vitória de Tella, por finalmente ter desembaraçado o divórcio e estar voltando a dirigir; é a vitória do nosso círculo de amigos que se compraz quando um compra o carro ou a casa...e isso independe de a gente se conhecer o bastante para saber de nossos respectivos defeitos e independe de nos vermos pouco: é cumplicidade mesmo!
O que nos causa inveja - e aqui respondo em nome de todos os meus amigos citados - é uma família de gente culta, que valoriza a leitura, a formação; é chegar em casa e discutir literatura com o pai e com a mãe; é uma família como a de Tércia, de pai e mãe doutores, sensíveis, amigos; é aquela avó artista plástica que ela tem; é a biblioteca e a pinacoteca particular deles e aquele piano lindo e afinado; são os pais de Meire, semi-analfabetos, que valorizam os títulos das filhas e a criação artística de cada uma delas; são as viagens que Ana costuma fazer; é a simplicidade de Vítor, que ganha 16 mil reais por mês e nunca foi um besta materialista deslumbrado; é a fortuna cultural de Renée, é a inteligência de um , a simplicidade de outra, a criatividade de alguns tantos...é a garra de Cintia (ah, filha da luta!)...
Certamente muita gente tem inveja de nossa idoneidade moral - esse é um patrimônio comum, nosso!nós sabemos que o bem que se faz a alguém não precisa chegar ao conhecimento da pessoa favorecida, senão não é boa ação. Não usamos isso para auto-promoção, para inflar o ego e dizer: "eu ajudei"!
As enumerações acima, vocês sabem mais que eu, não são em louvor dos títulos, mas do reconhecimento e do valor simbólico de cada conquista honestamente obtida.
E para vocês, meus amigos valiosíssimos, obrigada por me acompanherem, por torcerem, por se solidarizarem nesses acontecimentos mais recentes: eu sei que vocês torcem para que eu seja feliz. Eu torço para não pôr tudo a perder e não me auto-sabotar.
Sempre penso em vocês, nos conselhos que me dão, nas atitudes de cuidado que têm comigo...no difícil exercício do perdão em que vocês ficam me imiscuindo...vou lembrar de vocês ainda mais amanhã, vocês sabem!
Antes que eu esqueça: yes, eu tenho inveja de Carla Bruni (muito linda, boa cantora, rica, inteligente, talentosa!).
Acho que nossa amizade, sim, é dar inveja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário