Louquética

Incontinência verbal

domingo, 20 de junho de 2010

Homem, homo sapiens


Preciso dizer que há um lado bem conservador em mim que diz que homem deve ser homem.
Não estou falando de homem em oposição a homossexual nem fazendo apologia ao machismo ou ao patriarcalismo: estou falando do homem-padrão de que eu gosto.
Essa minha preferência está, provavelmente, circunscrita às minhas circunstâncias de educação, de criação, de cultura e tem muito a ver com o fato de eu ser uma pessoa tímida, o que me faz esperar que um homem de verdade tenha iniciativa, por exemplo.
Então, homem, para mim, tem que ser homem: deve ter palavra, assumindo o que quer e assumindo o que disse, se assumindo como um sujeito de enunciação com bastante clareza;
Homem tem que ter postura, ser responsável por si e por suas escolhas erradas e certas;
Homem tem que ter percepção e a delicadeza necessária para tratar de assuntos melindrosos; deve contornar a própria timidez e os embaraços; deve ter noção de respeito e de equidade e, enfim, deve ter coragem. Um homem covarde, com certeza, não é um homem na plena dimensão do que pede o termo;
Homem tem que ser seguro o bastante para não promover comparativos, nem fazer perguntas comparativas em relação aos outros homens, seja em que aspecto for;
Homem, para mim, tem que superar o imperativo dos comportamentos de grupo e saber driblar as chacotas dos amigos quando declaradamente não quiser seguir os preceitos do grupo, mesmo sob a pressão moral de ser chamado de dominado.
Homem não deve ser um quantificador inveterado e sem critérios: nós, mulheres, observamos o comportamento moral dos homens e odiamos galinhas. Por outro lado, falamos bem dos homens que não ficam com qualquer pessoa, que têm critério.
Homem dependente de mamãe - psicológica e financeiramente, pior ainda - está excluído de qualquer possibilidade de ser levado a sério, exceto pelas mulheres de perfil masoquista;
Homem que quantifica seus bens e mede seu valor a partir do valor de suas propriedades é um tipo para o qual eu não perderia meu tempo nem para lhe dar bom-dia! não, um homem assim não vale isso, não vale nada!
Homem tem que saber pegar em minha mão e me transmitir segurança; tem que ter capacidade de negociar as diferenças, de propor e de se propor às adaptações.
Homem tem que assumir sentimentos.
Até chegar a homo sapiens muitas pedras rolaram! homem tem que ser sábio, tem que ter sapiência no trato com a vida. Sapiens sapiens por esta capacidade humana de saber: não a desperdice!
Estas pequenas enumerações não esgotam o que espero dos homens, mas certamente justificam porque eu continuo esperando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário