Louquética

Incontinência verbal

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Receitas de família


Lembrei de minha tia Creusa, aquela que é astróloga profissional e que me deu a casa em que moro: em primeiro lugar, ela sempre se ocupou dos mapas astrais da família. Era a gente nascendo e entrando na cartografia simbólica dos astros!
Em meu caso, desde criançola eu sei que a Lua é mais determinante que o ascendente: tenho lua em Escorpião - venenoso e lascivo.
Pense numa ariana com ascendente em escorpião? aparentemente é a contradição do doce carneirinho com a víbora peçonhenta mas, é o contrário: um reforça o outro. Meu ascendente é áries mesmo.
Marte, deus da Guerra, reforça o veneno de Escopião, por isso sou plena em meus ódios, entro na guerra para bater, mesmo que o preço seja a minha destruição.
E áries é cabeça: é dominado pela cabeça, gosta de encabeçar as coisas, de mandar, e dá cada cabeçada na vida! olha aí outro extremo: Escorpião é cauda; áries é cabeça: dificilmente áries combinaria com escorpião na vida real, eu suponho.
Mas isso aí é interpretação da minha tia - e posso apostar que quando a gente se encontrar, agora em novembro, lá no Arujá, em São Paulo, aquela bruxinha, já velha, vai me dizer poucas e boas sobre o que ela acredita que ocorreu comigo ou pelos fatos que eu negligenciei.
Ela sabe tudo de Anjos e Arcanjos, sabe a hora de cada um e a oração devida.
É íntima de São Gabriel, afilhada de Santa Teresinha, sabe orações e liturgias católicas aprendidas do convívio com o meu nono, meu bisavô italiano catolicíssimo, Vovô Miguel, tão amado por ela...mas o lado espírita é culpa de outro tio-avô que passou o legado para ela.
E ai de quem duvide! sobraram testemunhas do dia em que o espírito do tio morto, por três vezes apagou e acendeu a luz do quarto do meu primo (no nascimento de meu primo) porque ela dizia que o tio estava ali e todos achavam que era delírio. Então ele riu para todo mundo ouvir, acendeu e apagou a luz e confirmou o delírio coletivo de então!
Entendam: ele não piscou a luz, ele apagou e acendeu com cliques e tudo na tomada. Caso para hospício ou exorcista, sei lá!
Bom, mas eu falei dela porque ela é quente mesmo: já narrei que numa manhã, nessa casa em que moro agora, ela me chamou para a siesta excepcionalmente 11 da manhã - e neste tempo eu tinha 09 ou dez anos.
Passados uns 30 ou 40 minutos ela me acordou, me chamou por meu primeiro nome e disse: "Vamos aqui do lado desenterrar uma coisa!".
Convocou e eu fui. Lá estavam, ainda quente, enterrada sob a goiabeira, uma galinha depenada e umas ervas.
Não sabíamos para quem era nem a que se devia: apenas ela desenterrou e desfez o "pacote".
Minha tia é quente.
A família toda tem histórias dela mexendo com coisas que desafiam o juízo da gente.
Ela me ensinou a não ter medo de fantasmas, mas apenas dos fantasmas de nossa família que, ainda bem, eu nunca vi nenhum. De todos os outros eu tenho medo e quero distância.
Neste dia eu vi que havia ali um pé de majericão.
Minha tia é, até hoje, louca por arte culinária. Olha, é Arte mesmo, não duvidem.
Isso quer dizer de um labor, de uma criatividade, da justaposição e combinação de elementos e condições determinadas.
Ela mexe em doces e em essências e odores, ela articula, ela faz arte na cozinha: é só experimentando para acreditar.
Tem gente que mexe com ervas para coisas de banhos e descarregos. A minha tia, porém, mexia na composição da comida, operando dentro da pessoa uma farmacopéia gastronômica.
Sou como minha tia: sei combinar os negócios e muito disso foi voluntário.
Os temperos agridoces, por exemplo, seguem uma ritualística das proporções e quando se trata de canela e cravo para comidas salgadas, você desperta em quem come o aguçar do olfato, a calma e a atenção.
Açúcar é muito mais eficaz que mel para conferir sabor e para trazer carinho às relações, quando acrescidos nas receitas salgadas.
Mel cozido não serve para nada, praticamente. Mel só cru, in natura, misturado discretamente, para trazer união.
Folha-de-louro não pode ser comida por qualquer um: é folha de implicações, é soberba, é ela quem escolhe quem vai lhe degustar - nem se empolgue pela forma como ela é popular nas feijoadas. A dita "quizila" existe também no consumo das ervas e folhas.
Folha-de-louro queimada é um dos mais poderosos incensos. Mas, cuidado!pode descarregar a casa toda, além do que precisa sair de fato.
Orégano é inofensivo e bom: acalma as funções uterinas e acalma os nervos das mulheres, mas não pode ser queimado, tem a ciência da temperatura.Isso vale para as pizzas, gente - orégano não pode exceder em temperatura.
O mais básico dos temperos, o sal, vai bem em tudo porque com ele se deve lavar as mãos antes de pegar no primeiro tempero ou se você alterna o cozinhar com outra atividade. Cozinhar é exclusividade, é atividade exclusiva.
Então tem um tempero que eu tennho o maior receio de usar e, podem acreditar, é um tempero cheio de poderes: alecrim.
Alecrim não é para qualquer um: seja natural ou desidratado, cuidado! ele é digestivo e delicioso, só que convoca a Verdade.
Prepare-se: pode ser você quem seja induzido a contar a Verdade oculta ou, muito pior, a Verdade pode pular em cima de você e daí você descobre coisas que talvez fossem melhor ser ocultadas.
Coincidentemente, mexi em alecrim e aí a Verdade começou a pipocar. Há uns dias vieram à luz todos os porquês das amizades desfeitas sem explicação aparente, abriram os armários em que se escondiam as pessoas falso-sensíveis que pedem "não diga que fui eu quem contei" e que semeiam a discórdia; as pessoas acima de qualquer suspeita foram sendo desmacaradas uma a uma; os espetáculos de horror dos mais próximos que trocam beijos de Judas e "vésperas de escarro" se evidenciaram numa ciranda perigosa e anti-ética; notamos o sujeito que se desgarrou devido a tais companhias e que se transformou em mais um a troçar dos supostos defeitos da aparência dos outros, percebemos as traições, as pessoas interesseiras de que eu, infelizmente, gosto e por isso me decepciono, e vimos um homem que entrou em disputa por outro homem disputado, enfim, alecrim é erva perigosa. Ou perigosas serão as pessoas? vou perguntar isso à minha tia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário