Louquética

Incontinência verbal

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Tiririca é o cara!


Não entendi a injusta polêmica com a eleição de Tiririca:antes de um palhaço tentar entrar para a política, os políticos faziam palhaçadas. Logo, eles que começaram!
O quadro político de nosso país há muito tempo não tem a menor graça. Contudo,eles, os políticos, já deram tanta risada de nós, já fizeram o nosso povo de palhaço várias vezes e, mesmo sem formação circense, quem é o brasileiro que não faz malabarismo para viver? quem já não esteve na corda bamba financeira? diga aí, respeitável público!
Há votos que representam protestos e outros que representam respostas por identificação: se o discurso de Tiririca tocou o centro da ferida da indignação de cada um cidadão que não faz a menor idéia sobre o que os políticos fazem, mas sabem muito bem que eles deixam de fazer o que seria de sua responsabilidade, o que é que tem eleger um homem simples, de escolaridade questionável e que assume, sem hipocrisia, o que quer na vida política?
Pior do que está, com certeza não vai ficar: acredito mesmo! mas o ato simbólico de eleger alguém fora dos padrões é bastante significativo em termos de escolha - é, não duvidem: há os que votaram em Tiririca porque acreditaram nas propostas dele -, em termos de confronto com a outra parte dos eleitores, aquela parte composta pelos que votam a partir dos sobrenomes.
Colégios eleitorais conservadores perpetuam no poder as famílias, as raposas velhas, as castas, o status quo do staff político...e aí, não seria análogo? para mim, é sim!
Certamente os grande homens da política brasileira leram muito sobre a Ciência Política - há uns que a gente constata que encarnam O príncipe, de Maquiavel e outros cujas ações e estratégias indicam a leitura de AArte da Guerra.
O saber quando em par com o poder sempre foi usado como instrumento de dominação.
Há várias formas de saber, mas o saber formal nunca esteve a favor dos pobres, das minorias: ao contrário, endossaram preconceitos difíceis de demolir.
Quem votou no Tiririca não é um "abestado", mas quem está mandando recados claros - e essa história de que "o povo tem o governo que merece" está longe de ser verdade, é puro preconceito cristalizado de quem descarta os vários recursos de convencimento, os aparatos de propaganda e as elaborações retóricas que são empregados no convencimento e na sedução das massas.
E,em homenagem a Tiririca, segue a sua poética composição em homenagem à fraternidade, à amizade e à convivência de todo tipo de diversidade, expressas na música Ele é corno, mas é meu amigo:
Amizade é a melhor coisa do mundo
Num amigo de verdade não se vê defeito
Como disse o poeta:
O amigo é pra se guardar no lado esquerdo do peito
Ele é corno, mas é meu amigo
Ele é viado, mas é meu amigo
Ele é baitola, mas é meu amigo
Ele pode ter defeitos, mas é meu amigo
Ele é corno, mas é meu amigo
Ele é viado, mas é meu amigo
Queima a arruela, mas é meu amigo
Ele pode ter defeitos, mas é meu amigo
Ele é corno, mas é meu amigo
Ele é viado, mas é meu amigo
Ele é briguento, mas é meu amigo
Pode ser fofoqueiro, mas é meu amigo
Ele é corno, mas é meu amigo
Ele é viado, mas é meu amigo
Queima a arruela, mas é meu amigo
Ele pode ser briguento, mas é meu amigo
Eu acho o seguinte,
Eu acho que tirando todos os defeitos
Ele é uma pessoa excelente!
Um amigo é pra acudir o outro
Eu to aqui pra acudir você
Um amigo com defeitos é pouco
Se o amigo é de verdade defeitos nele não vê
Um amigo é pra acudir o outro
Eu to aqui pra acudir você
Um amigo com defeitos é pouco
Se o amigo é de verdade defeitos nele não vê

Ele é corno, mas é meu amigo
Ele é viado, mas é meu amigo
Ele é ladrão, mas é meu amigo
Ele pode ter defeitos, mas é meu amigo
Ele é corno, mas é meu amigo
Ele é viado, mas é meu amigo
Queima a arruela, mas é meu amigo
Ele pode ser briguento, mas é meu amigo
Ele é corno, mas é meu amigo
Ele é viado, mas é meu amigo
Ele é briguento, mas é meu amigo
Pode ser fofoqueiro, mas é meu amigo

Ele é corno, mas é meu amigo
Ele é viado, mas é meu amigo
Queima a arruela, mas é meu amigo
Ele pode ser briguento, mas é meu amigo

ô compositor lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário