Louquética

Incontinência verbal

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Diários de Campinas, episódio III, parte VI


Pois é, nem só de tendências de centopéia vivo eu (para os não-iniciados, a tendência de centopéia faz você viver comprando sapatos, independentemente de poder ter cem pés para usar todos os sapatos que compra).
Queria mesmo estar de férias e não estar em Campinas por conta de afazeres acadêmicos.
Por isso procuro dar o meu jeito, sair um pouco, namorar, me divertir.
Mas, aí está: finalmente achei o Dicionário da Obra de António Lobo Antunes.
Tentei importar e me dei mal: os custos totais, em euros, ultrapassavam os 300 reais.
Pela estante virtual, ele custa de 250 a 300 e tantos reais.
Na Livraria Cultura, dei R$ 275,00 reais por ele (são dois volumes, mas ainda assim, é f*da!).
Gente, pense aí com o cérebro e com o coração: como é que um livro pode custar 275,00 reais? porque os tópicos de literatura portuguesa são caros e inacessíveis?
Pedi uns livros de Eduardo Lourenço e a expectativa de entrega é de 11 semanas. Paguei o pedido há 06 semanas e fico na contagem regressiva. Nem gravidez de gato dura tanto!
Aqui no Brasil, As naus custam 250 reais pela estante Virtual. Não há exemplares à venda nas livrarias. Importei o meu da Espanha e custou 68 reais. E daí, eu pergunto: E agora, Humberto Eco, como fazer uma tese?
Como é que a gente canta "Não me amarro a dinheiro não, mas à cultura?" - negócio caro a cultura letrada, impressa. Vish!
Mas eu vou dizer, viu, gente: os mais sábios e os nem tanto dizem que se um autor precisa de um dicionário específico para suas obras, quem o lê está f%*dido!pensa aí, o cara tem um léxico próprio, tem uma gramática individual - nem vem com essa de que ler Saramago e ler Lobo Antunes é se deparar com a ausência de pontuação e c'est fini! ai, ai! brother, o buraco é mais embaixo...me lasquei, né?
Mas devo dizer - e aqui a narrativa é posterior, porque eu já cheguei em casa e já li - o livro é f*%da mesmo!
Olhe, uma analfabeta em Literatura Portuguesa como eu, tem tudo o que precisa no bendito dicionário. Ele explica termos, recorrências, personagens, obras daquele autor e etc...são mais de 1200 páginas.
Adorei! só não gostei de ter que pagar 275 (sur) reais pelo livro.
Bem, nesta mesma quinta-feira eu experimentei um cheese-cake do outro mundo, lá no Café do Ponto. Poxa, depois parece exagero: o melhor que eu já comi nesta minha vidinha medíocre. E a calda de amoras? divina e sublime, incomparável.
O Iguatemi de Campinas é bem tranquilo de andar, de ficar, de perambular...e tem ótimos serviços.
Ah, e o café gelado é ímpar, maravilhosos também. De almoço é que o negócio é ruim, mas isso é generalizado pelo Estado de São Paulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário