Louquética

Incontinência verbal

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Diários de Campinas, episódio IV


Esta foto eu tirei na UNICAMP, aliás, as Alines tiraram, após minha apresentação no SETA.
Super engraçado quando duas amigas têm o mesmo nome.
Quem me apresentou às meninas foi Helen, da foto acima.
Elas, as Alines, são bem novas, estão na graduação e assim como eu adoram os Beatles, importam vinis dos Beatles e, para minha inveja, irão ao show do Paul McCartney.
Gente finíssima e mais uma razão para eu voltar de Campinas com uma imensa saudade.
Elas me deram todas as dicas, todos os caminhos, todos os indicativos, todas as informações sobre como me movimentar em Campinas.
Queria comentar o preconceito do momento, em relação à minha pesquisa: de novo eu tive que ouvir o professor comentarista questionar porque, "ao lado do brilhante António Lobo Antunes eu trouxe uma obra brasileira do jornalista Torero" (aí descartado o Pimenta, né?).
Eu me assusto com isso.
Poxa, o povo é apegado ao cânone.
Por outro lado, que hierarquização mais desagradável!
Já não basta na vida que a gente fica classificando, hierarquizando, medindo, é dizendo quem é o melhor amigo (todos os amigos são os melhores, gente, eles apenas são diferentes e nós temos mais identificações com uns que com outros, só isso), toda hora é ranking, é lista, é o maior, é o melhor, é o mais...
E pela terceira vez, apesar de educadamente eu dar a resposta cabível, por dentro eu xingo: Queperguntafilhadaputaessesescrotoinventadefazer.preconceituosoridículodementecolonizada!"
Tudo em paz com o evento, exceto pela minha impaciência em lidar com essas perguntas, com observações desse tipo.
Ora, faço Literatura comparada. Nem sempre comparamos para equiparar, mas em meu caso, deixei claro os aspectos contrastivo e a exploração dos efeitos de sentido que a literatura brasileira pós-colonial enceta no contexto das comemorações dos 500 anos do maldito Descobrimento. A isso lancei a ponte argumentativa das figurações da nacionalidade, mas ainda assim, ai que vontade de xingar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário