Louquética

Incontinência verbal

terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Quem te viu, quem te vê"


"Bela, bela como Linda Evangelista/Linda, linda, como Isabelle Adjani", cantou meu grande amor chamado Zeca Baleiro.
A noção de beleza que tenho é mais ou menos a mesma dele: como é linda a Isabelle Adjani. Mas, mulheres lindas são um lugar comum.
Discordo muito do dito dos pára-choques de caminhão que afirmam que música e mulher só fazem sucesso quando são novas. Ah, que mentira! as músicas dos Beatles até hoje são sucesso, cantamos tantas coisas do passado, as rádios executam músicas de mais de 15, 25 anos...Duvida? lembre as músicas de Guilherme Arantes que tocam todo dia, as do Michael Jackson, as de Caetano Veloso, as músicas comerciais...estão todas aí.
E quanto às mulheres, tenha dó: seja Marina Lima, Paula Toller ou Christiane Torloni, ou qualquer outra mulher, deixando de lado a discussão sobre os recursos para se manterem belas e joviais, são bonitas e pronto!
Isso é o terror das desleixadas, das feias e enjeitadas de carteirinha, porque criticam o envelhecimento das outras que têm título de beldades. Para estas ignorantes despeitadas, resta dizer que o tempo passa, sim e todo mundo envelhece a menos que morra jovem. Por acaso isso invalida a beleza desfrutada por alguém? ou isso incomoda porque a despeitada nunca ocupou um lugarzinho no Olimpo estético, mesmo que de escanteio?
Eu costumo achar que mulher é muito condescendente com os defeitos masculinos e classifica aquelas coisas lá como um charme: uma barriga, uma careca, umas mechas grisalhas, uns pelinhos brancos, tudo isso num homem é encarado como se fosse um charme. Fosse numa mulher e seria defeito, aliás, seria indicativo de que o prazo de validade dela está se esgotando porque mulheres são as que mais observam o quanto as outras envelhecem e se tornam feias.
Fiquei então olhando um clipe de Chico Buarque, Para Todos.
No orkut faço parte de uma comunidade nada ortodoxa e nada politicamente correta chamada "Eu daria para o Chico Buarque".Ora, e como não...
Ele é um homem velho em que nem podemos observar a velhice, porque ele continua bonito, continua sedutor com o que ele tem.
De quantas mulheres costumamos dizer o mesmo? de memória, eu diria isso de Vera Fischer, mas são poucos os exemplos em nossa memória.
Homem bonito e inteligente, com sensibilidade artística, eis o Chico Buarque. Como não sonhar com ele?
Todos os defeitos dele estão à mostra, mas frente à beleza dele, quem vê ou quem leva em consideração os defeitos?
"Quem te viu, quem te vê", Chico Buarque, vê a beleza se modificando, se adaptando ao passar dos anos, à maturidade.
Somos maus: não achamos nenhum velho bonito e disso eu discordo. Cada idade tem a sua beleza desde que, claro, a pessoa tenha alguma beleza.
Gente que tem sex appeal é assim: a gente acha atraente mesmo que o nariz imenso contradiga sua beleza; a gente acha apetecível mesmo que a idade imponha mais respeito do que desejos; a gente olha e se deslumbra e no deslumbramento os defeitos são ofuscados. E que me perdoem os feios!
Tantas vezes me vi numa letra de Chico Buarque? quantas vezes ele traduziu as dores Femininas? olhe bem Atrás da porta(letra dele e de Francis Hime:

Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei, eu te estranhei
Me debrucei sobre teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teu peito, teu pijama
Nos teus pés ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua.

A genialidade, neste caso, se torna um agravante da beleza. E que me perdoem os broncos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário