Louquética

Incontinência verbal

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A alma do negócio nos negócios da alma


Ocupada como eu ando, me vem meu amigo aqui, me pressionar para dar conta do que vou publicar junto com ele e outros, assumindo, enfim, algo que não seja essa minha repetitiva mania de escrever sobre questões do gênero feminino como ocorre em Todas as mulheres se chamam Maria.
O meu outro engavetado livro, nunca assumido - porque tudo meu é puro pseudônimo...tudo que escrevo fora do eixo científico nunca levou meu nome - finalmente vai ser desmembrado e penso em ceder o nome provisório em favor desta coletânea nossa.
Com textos bem humorados, escolhi chamar de Crônicas e agudas, o bendito compêndio. Os meus chegadinhos, sem saber dar nome à criança de papel,que é esse outro livro em forma de coletânea, certamente vão pescar esse título.
Pelo que vejo, serão crônicas e contos, mas na era pós-moderna, esses limites já nem são tão claros mesmo...
Falando em escrita, lembrei das Escrituras, que há muito viraram objeto de interesses de outra ordem, revelando que a alma do negócio avança sobre os negócios da alma.
Então pensei em outras coisas, na minha vida financeira: religião é um excelente investimento econômico. Vende de tudo: óleos, imagens, camisetas, chaveiros, CDs, paz de espírito, Salvação, esperança, bens materiais...
Só não acertei ainda como é que vou configurar o negócio, porque posso fazer um aglomerado de postulados ou posso simplesmente montar uma prática Central de Resolução de Problemas e Adivinhações. Esta, sim, mais simples e de retorno rápido e garantido.
Não posso ser ialorixá de terreiro de Umbanda Larga 3G, conforme costumo subescrever em meus e-mails, nesse tempo de egos imensos, vigilâncias linguísticas e competências poucas...mas posso me apoiar em alguma palavra bem inventada que pareça se referir a algum ancestral com poderes espirituais e aí tocar o negócio para frente.
Franquias de igreja são negócios maravilhosos. E o melhor: são simples, exigindo apenas que a equipe esteja a par das aflições existencias comuns ao nosso século e treinamento retórico, porque um dos maiores veículos de manipulação e de persuasão é a palavra.
Daí é so inspirar confiança e credibilidade, o que não implica utilizar o santo nome de Deus em vão, mas interpretar suas palavras em favor de nossos interesses.
Reforços mnemônicos para decorar passagens, versículos e filosofias, sensibilidade para distinguir especificidades dos gêneros masculino, feminino e outros são requisitos para o sucesso do negócio...
Se tem gente que anda comercializando a fé, fazendo altas transações em nome do espírito, não é nada incompreensível que as pessoas façam investimentos nas coisas da religião. Vou fundar a minha, para que a sfinanças nãoa fundem, já que entre a minha escrita e as Escrituras vão muitas distâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário