Louquética

Incontinência verbal

domingo, 4 de setembro de 2011

Ode ao último biscoito do pacote


Fui uma criança que comia apenas o "recheio" dos biscoitos "recheados". Eu não deveria ter esquecido disso, porque um fato tão banal me dá tantas pistas de quem eu sou e de como sou - mas estas metáforas não podem constar aqui.
Vou aproveitar o tema besta porque eu estava ouvindo não sei quem questionando a respeito das pessoas que se sentem o último biscoito do pacote (com as variações de última cereja do bolo ou última bolacha do pacote): claro, todo mundo quer pegar.
Todo mundo quer o último biscoito do pacote, mas ele é disputado da forma mais discreta, porque ninguém quer assumir a gulodice, o desejo de comer. Todo mundo sabe que todo mundo quer. E essa metáfora popular é para se referir àquelas pessoas que se acham, que se sentem, que inflam o ego até dobrar de tamanho.
Acho que da mesma forma que há dismorfia corporal, há dismorfia para tudo nessa vida, mas de modo inverso: há as pessoas que se acham irresistíveis, sensíveis, brilhantes, super-dotadas, sem o menor motivos para isso.
Recentemente eu fiquei com pena do rapaz, fiquei constrangida juntamente com ele, porque não houve jeito para a minha amiga entender que ele não estava querendo flerte com ela e a coisa chegou a um extremo que eu quase antevi a perda da boa educação do rapaz.
Esse povo que se diz sensível costuma ser sensível ao próprio umbigo, essa sensibilidade egoísta que impede de ver que os outros são seres humanos com apreensões, necessidades e desejos idênticos aos seus. Aí está a minha amiga. E como dizer à minha amiga uma coisas dessas?como é que a gente comunica a uma pessoa que o mundo parou de girar em função dela?
Há muito que ela esqueceu que relação é troca. Por isso, cada vez mais, menos pessoas dão continuidade à amizade - sem reciprocidade, não dá.
Mas o que será que faz com que a pessoa distorça a realidade desse jeito? será para se auto-proteger ou há um auto-convencimento de que se é irresistível?
Sou uma dessas pessoas que fechou as portas para o contato egoísta. Agora será preciso rever meu arcabouço de desculpas esfarrapadas para não manter contato com ela. Isso é menos pelo egoismo dela do que pelos vexames variados de ir colocar gasolina no carro e a minha amiga, de saia, literalmente abrir as pernas para o frentista e dizer absurdos; ou de suas investidas descabidamente vulgares nos vendedores das lojas a que vou e ela me acompanha...enquanto algum deles possa corresponder, ótimo. Todo mundo tem o direito à iniciativa, mas também deveria ter limites, noções de educação.
O último biscoito do pacote deve ser é muito solitário: foi o último a ser escolhido, embora tão desejado quanto os demais e igualmente saboroso...deve ser um negócio meio triste,se alguém demora a avançar sobre ele.
O último biscoito do pacote deve ter sua dose de sofrimento, nem tudo é glamour:a festa dura até que ele seja comido. Após isso, tem o mesmo destino que os demais biscoitos. Isso, se não achar alguém como eu, que só pega o recheio e joga o resto fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário