Louquética

Incontinência verbal

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

As causas, terceira parte


Antes de minha terceira explicação, vamos lembrar uma coisa que eu sempre digo por aqui: uma coisa é o plano ideal; a outra é o plano do possível.
Eu acho o preto básico.
Eu acho o preto lindo!
Eu acho o preto elegante.
Acontece que como diriam os Engenheiros do Hawaií, na música Piano Bar, "No clipe Paul Simon tava de preto, mas, na verdade, não era não..."
Então, tem muita gente que se veste com o preto porque quer parecer elegante, linda, atual e fazer a média. Ah, meus fofinhos, não estou falando de roupas!!!
A atitude senhorial, aquela que mostra quem manda, por que manda e como manda, não se restringiu ao período escravocrata. E também não é exclusivo dos brancos, embora por cá pelas minhas terras são eles os mais astutos "preservadores" dos elos das cadeias de opressão das atitudes senhoriais.
Dizem que é preciso saber negociar e não entrar em conflito aberto, evitar bater de frente com o mais forte...palavra de "preto do norte, americano forte!", que eu ouvi e segui até onde foi possível.
Tem uma legião de iludidos, neste momento, em algum lugar do planeta, teorizando sobre a colonialidade do poder e essas coisas que,se mal discutidas, causam o efeito inverso ao pretendido. Estes, por sua vez, não conseguem perceber que as teorias não se descolaram da prática dos nossos mais próximos.
Assim, sendo, explico a terceira causa que motivou a mudança na minha orientação: a dificuldade de implementação da teoria na prática ou, de outro modo, tirei conclusões que não constavam de meus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário