Louquética

Incontinência verbal

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A sete chaves


A ilegalidade é perigosa e complicada. Requer paciência, sagacidade, viveza e um espírito sempre alerta. Não é fácil manter íntegros os cuidados que ela exige. Difícil é preservá-la do desleixo, natural com o correr do tempo e o aumento insensível da sensação de segurança. De começo exageram-se as precauções mas, pouco a pouco, vão elas sendo abandonadas, uma a uma. A ilegalidade vai perdendo seu caráter, despe-se de seu manto de mistério e, de repente, o segredo de todos ignorado é notícia na boca do mundo. (...)
É possível manter tão estrita ilegalidade uma semana, quinze dias. Depois começam os descuidos, a falta de vigilância, de atenção. (...)
E não fora só ele o indiscreto - como guardar no coração esse amor a explodir de seu peito? - o único imprudente - como esperar o meio da noite para penetrar no paraíso proibido?

(Fragmentos da obra de Jorge Amado, Gabriela cravo e canela: crônica de uma cidade do interior, páginas 329 e 330)

Para quem já leu, sabe que o narrador está falando do amor de Glória e Josué. Quem já leu bem mais sabe que o narrador está fazendo uma advertência e uma constatação. Toda obra é aberta a interpretação: faça a sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário