Louquética

Incontinência verbal

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Viagem ao Centro da Terra


Você tem problemas? então, bem-vindo ao clube!
Não sou dessas pessoas bestiais que ficam comparando misérias, relativizando misérias, fazendo coisas do tipo: "ora, não se queixe da vida! pior é quem nem tem vida!" ou, então, "Não reclame do seu trabalho: pior é quem está desempregado!"...é muito cinismo dizer e ouvir isso, não é?
Mas, a pergunta imbecil que fiz sobre ter ou não ter problemas - o provável é ter, claro! - vai ser circunstanciada por uma certa dose de síndrome de Pollyanna (moça, menina, caduca, sei lá...). Já parou para pensar nos 33 trabalhadores que estão presos numa mina no Norte do Chile?
Você já teve medo da morte?
Já teve medo de ser enterrado (a) ainda vivo (a)?
E aí? e quem já está embaixo da terra?
Já pensou na agonia, no desespero, no stress, no pânico daqueles homens?
Já pensou nesse cotidiano sub-solo se prolongando por cerca de quatro meses?
Não, você não pensa nisso, né? pensa mais sobre as emoções do capítulo de hoje da novela das oito...melhor assim!
Já pensou a sua vida sob 700 metros de terra? então pense na vida dos outros.
O povo brasileiro ignora seus vizinhos de Continente - acho normal, até porque nós nos ocupamos em rivalizar com os argentinos, em considerar que o Paraguai é apenas o paraíso das muambas; e sobre os outros países da América do Sul,quais mesmo? (sim, ignoramos a América Central e para nós América representa apenas os Estados Unidos)- nós temos uma imensa apatia política em relação aos países vizinhos.
Che Guevara, a seu tempo, se sensibilizou politicamente justamente devido aos seus contatos com os trabalhadores das minas chilenos.
Desde tantas décadas esses trabalhadores enfrentam exploração e riscos no trabalho.
A mina em que ocorreu este acidente pertence a uma empresa já interditada, mas que seguia funcionando.
Claro, são aquelas coisas que todo mundo sabe que existe, mas que ninguém assume:o Governo local sabe que isso ocorre, mas faz de conta que não vê porque é necessário que a empresa gere empregos (seja como for)e aí as coisas vão alcançando uma circularidade infinita.
Não creio que o Sebástian Piñera seja negligente com o assunto, porque desta vez há os olhos dos jornais e da mídia em relação a um ponto chave da economia chilena que é a produção de metais...mas, vamos parar por aqui que isso não é assunto para mulher.
Eu penso nas noites deles lá, na mina.
Penso que excluindo todos os riscos de saúde a que eles estão exposto, especialmente a trombose devido à não movimentação, é uma barra pesada para qualquer cristão.
Interessante foi que pensei nele como em formigas, sem subestimar: estão sob a terra, conseguiram se organizar de modo a garantirem o racionamento da comida, antes do resgate e dos atuais contatos com o mundo externo, elegeram uma liderança, um porta-voz e um líder espiritual.
Acho incrível.
Você já teve uma necessidade?
Diante de uma necessidade qualquer, o primeiro instinto que acionamos é o egoísmo, o interesse particular: cada um pensa em si, na solução dos seus problemas e tchau para o resto! eles, ao que parece, não agiram assim.
Essas atitudes foram de uma inteligência e de uma estratégia de sobrevivência ímpares!
Admiro a força interior daqueles homens e me deixo envolver afetivamente com a questão, com a compaixão que tenho para com todos eles.
Recebo tantos e-mails carregados de sabedoria de líderes espirituais, mas sabedoria real está na reação aos fatos cotidianos, como fazem estes homens.
Para você, intelectualoidizinho, que tal repensar o mito da caverna de Platão agora? o que você acha, hein?
Veremos o que é sair para o mundo exterior após um confinamento forçado, em condições inóspitas...é, não é tão emocionante quanto um reality show porque, afinal, é real mesmo!
Volto à primeira questão: todos nós temos problemas, lógico, mas nem dá para comparar com uma situação destas!
Para quem acha que a vida é um buraco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário