Louquética

Incontinência verbal

terça-feira, 19 de julho de 2011

Das políticas


Pois é, olhando esta imagem eu só penso no quanto realmente estão errados aqueles que acham que a história se repete.
Ora, quem te viu, quem te vê.
E não duvidem de Heráclito, porque o devir é muito mais poderoso do que o Destino, (este em que creio tão menos quanto em cartomantes...Destino...).
Não é mentira que os homens repetem atitudes, receitas, palavras, erros...
Quando recebi o e-mail que continha esta imagem, enviado por uma aluna minha, achei incrível. Realmente, uma imagem histórica: Lula e Fernando Henrique Cardoso panfletando juntos.
Um dia já tiveram ideologias parecidas. Um dia, talvez tiveram o mesmo ideal de nação.
Depois envelhecem. Envelhecem seus ideais. Amadurecem como políticos. Apodrecem com a experiência.
Pensei no casamento dos outros: um dia já foram assim - os mesmos planos, os mesmos sonhos, os mesmos pensamentos... depois tudo vira rotina e sufocamento. Coitados!
E eu, que não sonhei com os sonhos dos outros?
Um dia L. estava insinuando (ou era perguntando?) se eu estava apaixonada por ele. Sim, eu estava. Eu estava apaixonada ao longo de todas aquelas horas e me apaixono facilmente por quem me oferece um orgasmo, segurança e uma conversa criativa - "Sou um animal sentimental/me apego facilmente/ao que deperta o meu desejo..."
L. não entendia disso, do amor verdadeiro-instantâneo-temporário. Era tudo verdade. Sempre foi verdade no circuito do momento. E neste momento, passo por aquela crise de focalização: estou focalizada na tese, não penso em nada, não sinto falta dele nem de nenhum outro homem. Na verdade, sinto: sinto muito por estar assim.
Mas eu sou atenciosa, presente, carinhosa, dedicada e companheira com toda a sinceridade - sou tão sincera que vivo me expondo.
Amor e política devem ter tudo a ver mesmo: numa hora a gente panfleta juntos, numa outra, vira oposição; numa hora temos uma base aliada, numa outra a bancada da oposição manda e desmanda; numa hora tudo é democrático, noutra, é só ditadura...
Já ouvi tantas promessas de campanhas dos meus candidatos a namorados!
Já ouvi a plataforma de governo de tantos candidatos...e se vencem o pleito, não cumprem suas promessas.
Seguem as negociatas, as propinas, os exílios, as assembléias para discutir problemas, as comissões parlamentares para apurar infidelidades (partidárias ou não), sessões plenárias inúteis que confirmam que dois monólogos não formam um diálogo e, não muito raro, acontecem um impeachment.

Nenhum comentário:

Postar um comentário