Louquética

Incontinência verbal

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Céu de Santo Amaro


Na segunda-feira, antes de eu ir à praia, começou a tocar Céu de Santo Amaro no rádio. Era a versão em que Caetano Veloso canta com Flávio Venturini: lindo, lindo, lindo! Mas vou confessar que esta, para mim, é a música mais triste do planeta terra.
É uma música bonita, que sensibiliza, mas que põe para fora todos os meus lutos: quando eu ouço eu me sinto em perda, eu sinto como se alguém que eu amo morreu ou está morrendo. Resumindo: é, literalmente, o tipo da beleza que dói.
Céu de Santo Amaro reverencia o céu da cidade do Recôncavo Baiano em que Caetano Veloso nasceu, mas a imagem que eu escolhi é do meu arquivo pessoal e traz o céu de Maraú, num pôr-do-sol.
Nunca coloquei os meus pés em Maraú: é que o Ex-Grande Amor da Minha Vida vai frequentemente para lá, para a casa da irmã dele, e acha que é o céu mais lindo do mundo. E aí ele disse, um dia, que esta era a forma que ele havia encontrado não para provar que estava certo, mas para me dar o céu, como eu merecia... - Deixa para lá a racionalidade que nós acionamos ante um apelo tão óbvio e barato: que valha o encantamento do efeito de verdade da gostosa ilusão de ter me sentido amada.
E a música nunca fez parte do nosso repertório juntos - livre associação mesmo.

Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor
Nos invadiu...
Com ela veio a paz, toda beleza de sentir
Que para sempre uma estrela vai dizer
Simplesmente amo você...

Meu amor
Vou lhe dizer
Quero você
Com a alegria de um pássaro
Em busca de outro verão

Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
E eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei

Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
E eu me coloco em tuas mãos
Pra sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei

Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor nos invadiu...
Então...
Veio a certeza de amar você...

Nenhum comentário:

Postar um comentário