Louquética

Incontinência verbal

domingo, 19 de junho de 2011

Vivendo e aprendo ( e esquecendo tudo depois)


Desde que aprendi este provérbio, não deixo de repeti-lo: "Aos que os deuses odeiam, tornam-no professor". Interessante é ser professor porque voluntariamente aceita-se o castigo.
Gosto de minha profissão, que me dá também muito repertório para rir, que multiplica o pouco que sei, que me põe em contato com gente diferente que, na maioria é bem interessante.
Isso, claro, não encobre o cansaço que vem: das atividades, das reuniões inúteis ou supérfluas, dos horários que parecem sempre feitos pelos nossos inimigos, pela decepção de corrigir trabalhos que são plágios, das mágoas dos alunos injustos que se sentem injustiçados quando o resultado deles são aquém do esperado, das desavenças com os colegas de profissão, das limitações materiais, dos conchavos para beneficiar queridinhos e preferidos de X e de Y, enfim, esta lista realment enão teria fim. Mas, ainda assim, eu gosto de ser professora.
O mais chato é a perda da privacidade real: os alunos esquecem que somos seres humanos como quaisquer outros. Então, se a gente está na praia com um biquíne pouco ortodoxo e dá de cara com alunos, esperem o resultado; se a gente é professor de universidade e der uns pegas em alunos de outros cursos, de outras faculdades ou for flagrado namorando no cinema e nas festas,esperem os comentários; ir ao supermecado de short ou mini-saia e dar de cara com aluno, ih...aguarde o comentário; se descabelar de dançar ou gritar num show ou numa festa e dar de cara com aluno? prepara-te: o constrangimento te espera.
Pelo menos o vexame de ser flagrada bêbada por qualquer aluno meu está fora de cogitação: não bebo. E de resto, também nunca tive ou teria rolo com aluno, jamais. Mas, se aparecer um pai de aluno interessante, bom, aí eu já não dou garantias.
De tanto falar e brincar, recebo e-mails mega-bem-humorados sobre esta interessante profissão de professor.
O e-mail abaixo é apócrifo,por isso eu só posso registrar que foi minha amiga Leila quem mandou para mim. E é deveras interessante a versão Sermão da Montanha Aplicado ao Magistério. Aleluia!

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado
sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles...
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É para copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula para provar que isso está certo?
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?
- Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
- Quais são os objetivos gerais e específicos?
- Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
- E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
- Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?


Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
- Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
- E vê lá se não vai reprovar alguém!


E, foi nesse momento que Jesus disse: "Senhor, por que me abandonastes..."

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