Louquética

Incontinência verbal

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O que é que há?


Tem dias que eu me sinto acometida por alguma espécie de crise de auto-ajuda, mas, depois que passa, vejo que não é nada demais, é apenas uma mudança se desenhando em minhas posturas diante da vida.
É que eu já reclamei demais. Precisava mesmo reclamar e reconhecer que estava tudo errado, que me faltava tudo, que não valia a pena fazer como os idiotas com crachá de idiotas que vêm para cima de nós com a eterna balela fraca, fútil e vazia e de que o pensamento positivo move montanhas, que palavra é força e que projetamos nas palavras as energias do que falamos. Sim, o pensamento positivo move montanhas: montanhas de pensamento inúteis que nos ajudam a ficar parados; palavra é força e a força vem do pulmão e de todo esforço fisiológico que a gente faz para falar. Ao tropeçar na pedra, pense positivo, desde que o seu dedão continue no seu pé. Claro, aí vai depender da força da topada. Ora, pelo amor de Deus!
Mas aí me grudou na mente alguma coisa parecida com isso, que certamente é fruto das séries que assisto no Sony:
-“Quando a minha vida vai mudar?”
- “Quando você mudar a sua vida!”
E deste diálogo de autoria não identificada, fica claro que se a gente fica parado, reclamando, pensando positivo ou esperando que tudo que a gente lança no Universo volte para nós, aí é que nada muda mesmo.
Às vezes eu acho que é sintoma de velhice, isso de eu não amar ninguém. Deve ser que meu coração está velho, desgastado e quer mais ficar em paz e tocar a vida em frente, na maior batida. Mas eu me sinto esquisita, porque vivi de amor romântico tanto tempo!
Em outros tempos saí correndo para longe de sentimentos, mas eu sei que eles me tornam mais humana. No caso, sei que sou um isopor agora.
Tenho amizade, carinho, solidariedade e simpatia por muita gente. Amo a maioria dos meus amigos, e é amor que sobrepuja diferenças e defeitos recíprocos, mas não amo homem algum e acho realmente isso muito esquisito. Será que dá para ver? será que se percebe que às vezes eu só me interesso pelo lado interessante dos homens, pelo charme, pela inteligência, pela beleza, por alguns desafios, por algumas discrepâncias, mas se erguem aquele edifício lindo e grandioso facilmente confundido com a paixão, tudo implode à primeira decepção...às vezes nem é preciso a decepção e eu simplesmente desisto, ou tudo perde a graça.
Por que eu me importo com isso?

Então tá combinado, é quase nada,
É tudo somente sexo e amizade.
Não tem nenhum engano nem mistério,
É tudo só brincadeira e verdade.
Podemos ver o mundo juntos,
Sermos dois e sermos muitos,
Nos sabermos sós sem estarmos sós.
Abrirmos a cabeça
Para que afinal floresça
O mais que humano em nós.
Então tá tudo dito e é tão bonito
E eu acredito num claro futuro
de música, ternura e aventura
Pro equilibrista em cima do muro.
Mas e se o amor pra nós chegar,
De nós, de algum lugar
Com todo o seu tenebroso esplendor?
Mas e se o amor já está,
se há muito tempo que chegou
E só nos enganou?
Então não fale nada, apague a estrada
Que seu caminhar já desenhou
Porque toda razão, toda palavra
Vale nada quando chega o amor...
(Maria Bethânia - Tá Combinado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário