Louquética

Incontinência verbal

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Teorema da mulher difícil


Lembrei-me de um aluno meu me perguntando sobre o que eu achava da assertiva que diz que “Não existe mulher difícil: existe cantada mal dada”. Daí que resolvi discutir a questão e explicar que existem, sim, mulheres difíceis. Elas, por sua podem ser de três tipos básicos:
a) Difíceis por questões morais introjetadas;
b) Difíceis por questões estratégicas;
c) Difíceis apenas para alguns homens que não lhe atiçam o menor interesse.
Ressalto, porém, que uma mesma mulher pode comportar dois tipos de dificuldade.
As que são moralmente difíceis optam por não dar bola para o homem porque convivem, dentro de si, com dilemas morais que opõem a mulher fácil e a mulher difícil enquanto categorias de comportamento. Elas não querem ser fáceis, não querem ser mal faladas, nem querem ser iguais àquelas que elas mesmas criticam.
As mulheres difíceis por questões morais podem, também, apresentar convicções religiosas e idéias de pecado que lhes impelem a não facilitar o acesso dos homens ao seu corpo, à sua vida e à sua intimidade e, também, podem ter em mente que precisam ser valorizadas a partir do seu comportamento exemplar. Neste ínterim, a criação e o círculo cultural também atuam como fatores que influenciam sua opção.
As mulheres difíceis por questões estratégicas partem de pressupostos determinados, visando a um objetivo específico: quando uma mulher pratica sexo com um homem no primeiro encontro, abre o precedente de que este homem julgue que a moça em questão é fácil, descartável. Entretanto, a mulher difícil por questões estratégicas sabe que ele também está praticando sexo com uma desconhecida, naquele primeiro encontro. Estrategicamente, ela sabe o que ele não sabe (afinal, a cultura é machista e não vê que sexo no primeiro encontro para a mulher, envolve um homem que também quis sexo no seu primeiro encontro – isso não é óbvio, apesar de ser tão claro!).
Contudo, se estrategicamente a mulher quer que ele se apaixone, vai manipular as intenções de sexo, de modo que o homem tenha tempo de conhecê-la. Aqui não é comportamento moral, mas meramente estratégico: ela precisa de tempo para se mostrar em seus aspectos humanos. Contudo, se ela quer apenas sexo, entra no jogo. Ou pode manipular o tempo para aguçar ainda mais o desejo do homem.
[Dizem por aí que uma vez que ela abandone suas estratégias, poderá vir a se transformar na Mulher Lanchonete – e lanchonete as pessoas procuram quando querem comer. Uma vez que comem, vão embora].
Conforme seja o objetivo, a estratégia poderá variar.
Vale ressaltar que as mulheres estrategicamente difíceis podem estar sendo difíceis porque estão avaliando, pesquisando e tirando conclusões sobre o homem e, para tanto, precisam de tempo.
As mulheres difíceis apenas para alguns homens costumam se cansar facilmente das investidas e das insistências de certos homens, porque realmente não querem nada com eles.
Há quem faça jogo, quem goste de chamar a atenção, quem seja indecisa, mas se uma mulher diz “não”, acredite no que você está ouvindo. Pense bem: por que uma mulher recusaria àquilo que ela quer, àquilo que ela deseja?
Então, como mulher, ela diz que daquela água não beberá, aquele homem não lhe desperta o menor interesse, equivale a nada. E ponto final!
Existem mulheres difíceis, sim. Mas aquelas que são ditas como fáceis, na maioria das vezes são mulheres que assumem seus desejos, que querem se divertir e que nem sempre idealizam relações com o homem. Daí que pouco se importam com os julgamentos dos homens e dos outros.
Estou me referindo, obviamente, às mulheres livres e não àquelas complicadas que têm rabo preso, pegações e histórias inacabadas com ex-namorados e afins e que são difíceis por serem indecisas mesmo.
Quanto à proposição referente à cantada mal dada, presumo que isso queira fazer referência à linguagem, às habilidades de sedução de um homem. E que mulher não gosta se sentir desejada, de ouvir uma cantada inteligente, de uma lisonja interessante? Mas entre gostar da cantada e do autor da cantada, aí rolam muitas águas, my friend.
Agora, para mim, pessoalmente, creio que toda mulher é difícil porque ser mulher não é fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário