Louquética

Incontinência verbal

domingo, 13 de fevereiro de 2011

"...Easy like a sunday morning"


O mais idiota dentre os meus cachorros me acordou, a la Shakespeare:Muito barulho por nada, às sete da manhã.
Claro que minha primeira reação foi difamar a mãe dele, aquela cachorra!ora, pois, se todo mundo adora dormir até mais tarde no domingo, quanto mais eu, que um dia por semana não durmo.
Mas, é interessante: estava passando um clipe de Sting, logo que eu me levantei...e daí veio um solzinho confortável que me fez pensar no caminho sempre lindo que eu faço, quando o sol colabora, quando o tempo permite e quando a grana ajuda até Guarajuba ou até à Praia do Forte.
Não tenho o menor mau humor em acordar cedo quando o compromisso é comigo mesma ou com um lugar que eu gosto.
Não acordei mal humorada, não: fiquei irada com o meu cachorro porque ele me acordou antes da hora, porque estava fazendo um barulhão por coisa nenhuma, apenas para incitar os outros dois cachorros a brincarem com ele, ou seja, foi para chamar a atenção.
Aí me veio o refrãozinho: "That's why I am easy/I am easy like a sunday morning", porque se o domingo é um dia universalmente chato, as manhã de domingo são deliciosas sempre. E fiquei, bem easy.
Tenho coisas a corrigir, coisas a escrever e coisas para estudar - além da vida comum, de lavar roupa e ir ao supermercado, atender 04 telefonemas do meu primo cafajeste, que no momento está com o meu carro, fazendo barberagens, porque afinal o carro dele está para chegar.
Por falar nisso, se eu pudesse colocaria uns adesivos no meu carro, mas adesivos sinceros:
adesivo 1: Quando Deus quer é assim: em 48 prestações!
adesivo 2: Propriedade do Senhor...e da financeira, claro!
adesivo 3: Mantenha distância: Mulher na TPM.
Ainda sobre o item família, eis o pior dia para ir a restaurantes: domingo é a folga de todo mundo e dia de trégua nas brigas de família. Então, vão comungar nas churrascarias, nas pizzarias, nos restaurantes, nas praças de alimentação, porque tem família que é tão individualista que propõe o restaurante a quilo, de modo a que "cada um paga a sua e a amizade continua", e aí é uma profusão de crianças correndo, gritando e chorando pelo shopping, em frente a pais sem a menor autoridade, fazendo ouvido de mercador para aquela estridência irritante, para tornar normal e perdoável a pouca educação dos seus filhos.
Cinemas, no domingo, é coisa para louco: todo mundo está fazendo isso e a fila se torna um espetáculo paralelo, com adolescentes twitteiros em conversinhas produtivas sobre o Restart ou sobre o traçado do rabo de Luann Santana.
Por tudo isso eu prefiro a praia.
O pior de Guarajuba é chegar tarde: você fica circulando feito um otário atrás de vaga no estacionamento, com o sol rachando o crânio primeiro, e depois o sol assando os pés da gente na areia quente. Passada essa fase, caso você se atreveu a ir à praia às 11 da manhã, tudo bem. Guarajuba é praia limpa e organizada, sem sambão e sem baixaria, com chuveiros e banheiros limpos e organizados, para você se arrumar o quanto precise.
Em Guarajuba há placas invisíveis dizendo:"Sem farofas!" e placas explícitas proibindo carros com som alto, ou seja, você não corre o risco de desfrutar da sonoridade duvidosa dos pagodes e dos axés.
A água, então, parece artificial de tão agradável - ali o tempo passa, o tempo flui sem dar a menor dimensão de perda. Eu me desligo mesmo, salvo quando minha tia resolve ir conosco e quebrar a paz, isto quando ela está mal no relacionamento.
Passam muitos gatos em Guarajuba, também, contribuindo para melhorar ainda mais a paisagem.
Saindo da praia, a gente pode ir lá nos quiosque e no vagão do Bob's, pegar um milk-shake, ou ficar bobinho, olhando o areal e a Lagoa...ou entrar na Cantina, tomar alguma coisa e ficar contemplativo, olhando os passarinhos brincando sobre as águas da Lagoa.
Na volta, quase sempre passamos num Jorrinho no meio do caminho, ficamos meia hora em confortável água doce, onde geralmente colocam bons Cds de MPB no bar que fica lá...a esta altura, o sono já me pegou e me dá uma preguiça boa.
Não vou mal agradecer a esta manhã que começou mais cedo para mim e sem praia: pude curtir imaginativamente o lado bom de quando acordo cedo para ir à praia.
E continuo easy, like a sunday morning.

Nenhum comentário:

Postar um comentário