Louquética

Incontinência verbal

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Para os teus sentidos


" - Lóri, disse Ulisses, e de repente pareceu grave embora falasse tranquilo, Lóri: uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso não faz mal que você não venha, esperarei quanto tempo for preciso (...).
Tudo estava tranquilo agora. E ao lembrar-se de sua imagem bíblica, ao se ter olhado no espelho, achou-a de algum modo bonita, que tinha que dar esse aspecto de beleza a alguém. E esse alguém só podia ser Ulisses que sabia ver a beleza disfarçada e tão recôndita que um ser vulgar não poderia. Mas ele, a um olhar, podia. Ele era homem, ela era mulher, e milagre mais extraordinário do que esse só se comparava à estrela- cadente que atravessa quase imaginariamente o céu negro e deixa como rastro o vívido espanto de um Universo vivo. Era um homem e era uma mulher"
(LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998 - pp.26-27)

P.S.1.: Para Cléo, para os nossos Ulisses, para minhas amigas que precisam viver apesar de e para as outras que eu não amo "por que", mas "apesar de".
P.S.2: Para os que nunca leram este livro, o trecho foi transcrito. Logo, a pontuação e a supressão dela é parte da opção estética da autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário