Louquética

Incontinência verbal

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Herança de outras viagens?


De vez em quando, quando eu chego em Xique-Xique para trabalhar, após a sempre falada viagem de vinda, em que eu chego aqui sem ter dormido, após oito horas de viagem, juro, sei lá o que dá na rádio mentalizada que vai lá e sintoniza justamente na voz de Marisa Monte cantando exatamente esta parte do Ensaboa mulata:
"Cansaço é bastante, sim." E me dá aquela sensação de que eu não posso ter a menor dúvida sobre reencarnação porque eu fui, sim, escrava de ganho no Império. E daí que tudo que eu sinto hoje guarda uma linha de continuidade com algum mal entendido espiritual que me fez experimentar todas as heranças da escravidão, das quais, o trabalho exaustivo.
Acompanhe a versão de Marisa Monte, porque ela, sim, vê esta mesma linha de continuidade, a persistência das práticas coloniais, inclusive:

Sabão!
Um pedacinho assim
Olha a água!
Um pinguinho assim
O tanque,
Um tanquinho assim.
A roupa,
Um tantão assim...
Ensaboa mulata,
Ensaboa!
Ensaboa!
Tô ensaboando...
Tô lavando a minha roupa
Lá em casa estão me chamando
Oh Dondô!...
Ensaboa mulata,
Ensaboa!
Ensaboa!
Tô ensaboando
Ensaboa mulata
Ensaboa!
Ensaboa!...
Trabalho!
Um tantão assim
Cansaço,
É bastante sim.
A roupa,
Um tantão assim
Dinheiro,
Um tiquinho assim...
Ensaboa mulata
Ensaboa
Ensaboa
Tô ensaboando...
Tô lavando a minha roupa,
Lá em casa estão me chamando
Oh Dondô!...
Ensaboa mulata
Ensaboa,
Ensaboa!
Tô ensaboando...
Ensaboa mulata
Ensaboa!...
Everybody run, run, run
Everybody run, run, run
Everybody scatter, scatter
Some people lost some blood
Someone nearly die
Colonial mentality...
Eu não sou daqui
Eu não tenho nada
Tristeza não tem fim
A felicidade sim
Meu coração é a liberdade...
They leave sorrow
Tears and blood...

E as malas estão como imagem do post porque eu estou pensando seriamente e largá-las pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário